Talks

Talks: Arquitetura, com Jean Nouvel (foto: Ênio Cesar)
Talks: Arquitetura, com Jean Nouvel (foto: Ênio Cesar)

Talks: Coleções na América Realizado em parceria com a revista ARTE!Brasileiros , o ciclo Talks discutiu, no auditório do MAM-SP, a forma como se constituem algumas das mais importantes coleções do continente americano, além de retratar arquitetura e design. A primeira mesa contou com as presenças de Ana Maria Belluzzo – historiadora de arte e curadora –, Mari Carmen Ramirez – curadora do departamento de arte latino-americana no Museum of Fine Arts de Houston e diretora do ICAA …

+

Performances

“Série #7”, de Baillistas (foto: Ênio Cesar)
“Série #7”, de Baillistas (foto: Ênio Cesar)

A segunda edição do projeto, voltado especialmente para investigar o papel do corpo na arte contemporânea, conta com performers escolhidos por meio de uma seleção aberta ao público, sob coordenação do Centro Universitário Belas Artes. No júri, a presença de Cauê Alves, curador e doutor em Filosofia, e Solange Farkas, curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil. Feito em parceria com o Centro Universitário Belas Artes, estimula a discussão das práticas da performance e seus processos de documentação.

+

Prêmios e Bolsas

Dalton Paula, vencedor do Prêmio Illy Sustain Art 2016 (foto: Ênio Cesar)
Dalton Paula, vencedor do Prêmio Illy Sustain Art 2016 (foto: Ênio Cesar)

A SP-Arte está constantemente em busca de criar e reforçar os laços que unem diferentes agentes do circuito das artes. Por isso, incentiva ações voltadas a artistas, curadores, instituições e galerias. São iniciativas que alavancam oportunidades de educação continuada por meio de bolsas de residência no exterior, oferecidas a criadores brasileiros, e suporte financeiro para o desenvolvimento de projetos criativos.

+

Programa de Doações

Sem título, de Almandrade (foto: Ênio Cesar)
Sem título, de Almandrade (foto: Ênio Cesar)

Nesta edição, 17 obras foram doadas a importantes museus brasileiros. Ao longo de nove anos, mais de 80 obras foram oferecidas a instituições como o MAM-SP, o MAM-BA, o MAM-RJ, o MAR, o MAC-USP, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Masp, por doadores como Iguatemi São Paulo, a colecionadora Cleusa Garfinkel, a Fundação Edson Queiroz, o Banco Espírito Santo, além da própria SP-Arte. Desde 2008, a SP-Arte promove um programa de estímulo à doação de …

+