SP-Arte apresenta novas edições da Bolsa de Residência ICCo e do Prêmio Illy

26 mar 2014, 0h02

Pelo segundo ano consecutivo, a SP-Arte e o ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea) concederão uma bolsa de residência para dois artistas representados por galerias participantes da Feira.

É mais uma ação que promove a circulação de agentes do campo das artes. Em 2014, a bolsa terá uma nova parceria, com a Fundação Bienal de Cerveira, em Portugal.

Em 2013, Marcia Xavier e Rodrigo Braga foram contemplados com residências na Esthia, em Roma, e na Residency Unlimited, em Nova York, respectivamente. O júri foi formado por Elisa Bygton, da Esthia, Boshko Boskovic, da RU, Daniel Rangel, do ICCo, e Fernanda Feitosa, da SP-Arte.

Já o Illy Sustain Art foi fundado em 2007 com o intuito de mostrar novos talentos da arte contemporânea em países em desenvolvimento. Entre suas atividades está o Prêmio Illy, realizado em feiras e exposições de arte contemporânea pelo mundo e, desde 2012, na SP-Arte.

Durante o evento, uma comissão julgadora seleciona um artista representado pelas galerias participantes, que recebe um prêmio no valor de R$ 20 mil.

Em 2013, a comissão foi formada por Alexia Tala, curadora do Club de Grabado do Museo de la Solidariedad, no Chile, e Marta Mestre, curadora assistente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A vencedora foi Valéria Américo, de Fortaleza, representada pela galeria Laura Marsiaj.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.