Silvia Cintra + Box 4 abre nova individual de Chiara Banfi

6 mai 2015, 12h52

A galeria Silvia Cintra + Box 4, na Gávea, Rio de Janeiro, abre na próxima quinta-feira (14) a mostra “Fiume Achates”, de Chiara Banfi.

Em sua terceira individual no espaço, a artista apresenta dois novos trabalhos. Uma grande instalação feita com pedras de rios e uma série de treze desenhos chamada “Achates”, com pedaços de Ágata incrustadas em partituras musicais.

O título da exposição vem do nome de um rio na Sicília, sul da Itália, onde foram encontradas as primeiras pedras de Ágata. Como a obra de Banfi tem por base relações entre música e arte, ela chegou às ágatas quando estava pesquisando equipamentos de som e vitrolas. A Ágata é um tipo de quartzo usado nesses equipamentos como um estabilizador. A partir disso, Banfi coloca esse material nas partituras, como se cada mineral tivesse sua própria frequência, vibração e som.

Já na instalação “Afluente”, que ocupa metade do espaço da galeria, a artista trabalha com pedras de rio compradas em lojas de paisagismo. Essas pedras são cortadas e Banfi as cerca com cabos RCA, desenvolvidos na década de 1940 para ligar vitrolas mono a amplificadores. Embora não se trate de uma instalação sonora, fica clara uma sugestão: a memória do som dos rios que essas pedras poderiam carregar.

“Fiume Achates” fica em cartaz até 13 de junho e a Silvia Cintra + Box 4 fica na Rua das Acácias 104, Gávea. Para mais informações, acesse o site da galeria.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.