Pinacoteca recebe exposição "Leonilson: Truth, Fiction"

12 ago 2014, 23h30

A Pinacoteca de São Paulo, parceira da SP-Arte, abriu no último final de semana a retrospectiva “Leonilson: Truth, Fiction”. Para celebrar a mostra, o espaço, com o apoio do Projeto Leonilson, editou a serigrafia inédita “Sem título”, de 1983.

Na abertura da exposição, realizada no sábado passado, uma tiragem comemorativa de 100 exemplares da gravura foi vendida a colecionadores e admiradores do artista, que morreu precocemente, aos 36 anos, em 1993.

Desde o final de semana, a reprodução pode ser encontrada exclusivamente na loja da Pinacoteca. Segundo Ana Lenice Dias Fonseca da Silva, presidente do Projeto Leonilson, a gravura traz um avião, um peixe, um vulcão e um pódio, símbolos recorrentes na poética do artista.

A exposição reúne mais de 150 obras de Leonilson. Entre os trabalhos estão pinturas, desenhos, bordados, objetos. O recorte destaca uma fase madura da carreira do artista, a partir de 1987. A mostra traz ainda a instalação montada na Capela do Morumbi, em 1993, sua última peça.

“Leonilson: Truth, Fiction” segue em cartaz na Pinacoteca até o dia 9 de novembro.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.