Vermelho apresenta seleção de fotografias de Claudia Andujar em indvidual

29 abr 2016, 18h04

A Vermelho inaugura nesta terça-feira (03) uma mostra individual da fotógrafa Claudia Andujar.

Nascida na Suíça e radicada no Brasil desde a década de 1950, a artista começou a fotografar em nosso país. A primeira parte de sua carreira é conhecida por reportagens e ensaios pessoais, que incluem desde registros documentais em preto e branco até a experimentação gráfica colorida do final dos anos 1960 e começo dos anos 1970.

A partir de então, Andujar viveu temporadas na região da Amazônia brasileira com o povo Yanomami e realizou diversas visitas posteriores. Ao longo dos anos, registrou o ambiente, as tradições e o contato dos índios com o homem branco – trabalho que recentemente ganhou destaque no novo pavilhão da artista em Inhotim.

A exposição na Vermelho apresenta imagens de quatro séries que, juntas, evidenciam a atuação política militante de Andujar pela causa indígena, bem como seu experimentalismo no campo da fotografia.

Com diferentes tipos de filmes, como o infravermelho, e procedimentos técnicos como a refotografia, ela apresenta um recorte de sua obra, transitando entre objetividade investigativa e subjetividade poética.

 

Gisela Motta e Leandro Lima na Sala Antonio

Na mesma ocasião, estreia na Sala Antonio – a sala de cinema da Vermelho – o média-metragem Xapiri, dirigido por Gisela Motta e Leandro Lima.

O filme experimental é uma tentativa de mergulho no mundo sensorial do xamanismo yanomami e destaca o encontro de dois xamãs na aldeia Watoriki, no Amazonas.

 

Serviço

As fotografias de Claudia Andujar e o filme Xapiri ficam em cartaz na Vermelho até 04 de junho. O endereço é Rua Minas Gerais, 350. Saiba mais no site do espaço.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.