Galeria Luisa Strina inaugura individuais de Alfredo Jaar e Thiago Honório

13.03.2017 – 10h45

A Galeria Luisa Strina apresenta no dia 14 de março (terça-feira) duas novas mostras individuais: The Politics of Images, do chileno Alfredo Jaar, e Solo, do mineiro Thiago Honório. Além das aberturas, o espaço também recebe a projeção do vídeo Dérive Veneziane, do espanhol Antoni Muntadas.

Centrado na criação, distribuição e circulação de imagens na esfera pública, Jaar questiona os limites do que é representável e do que, de fato, se pode observar. No contexto atual, regido pela proliferação da imagem, torna-se necessária a pergunta: o que há para além daquilo que vemos? Quem e quais interesses estão por trás disso?

Na mostra, o artista parte da instalação The Sound of Silence (2006) e imagens com forte crítica social para debater as responsabilidades do fotógrafo, daqueles que controlam a disseminação das imagens, e finalmente, do espectador.

 

Solo, de Thiago Honório

Por sua vez, em sua primeira individual na Luisa Strina, Honório destaca o trabalho Roca, que faz referência a figuras sacras de madeira que eram vestidas para procissões ou altares. Aqui, essa espécie de manequim adquire novos sentidos ao ser colocada em cima de um monte geométrico de pau a pique e taipa de mão – técnica de construção que, assim como a roca, data do século 18.

A peça propõe debates sobre a noção do indivíduo, solitário, até o processo de construção do país e de atributos relacionados à pátria, como a terra.

 

Exibição de Dérive Veneziane

O espaço Anexo da galeria recebe, na mesma ocasião, Dérive Veneziane  – filme de Muntadas rodado durante a noite de um barco. Exibido no 72º Festival de Veneza, em 2015, o vídeo propõe um lado alternativo aos clichês ligados a essa cidade italiana, carregando as imagens de mistério e surrealismo.

 

Serviço

The Politics of Images e Solo ficam em cartaz até o dia 29 de abril no seguinte endereço: Rua Padre João Manuel, 755, Cerqueira Cesar. Já Dérive Veneziane tem exibições aos sábados no anexo, número 974-a da mesma rua. Confira todos os detalhes no site da galeria.