Galeria Fortes Vilaça recebe mostra 'Sobre o Objeto de 8º Grau', de José Damasceno

21 mai 2014, 23h39

A galeria Fortes Vilaça recebe até o dia 14 de junho a exposição “Sobre o Objeto de 8º Grau”, do artista José Damasceno. A mostra reúne uma instalação homônima e um conjunto de serigrafias, além de uma pintura realizada na parede do próprio espaço.

A exposição traz pequenas esculturas de obsidiana distribuídas sobre duas mantas retangulares de feltro no chão. A lembrança que vem à mente ao olhar os trabalhos é justamente a descoberta de um sítio arqueológico.

As obras de Damasceno normalmente são produzidas a partir de diferentes rochas. No caso de “Sobre o Objeto de 8º Grau”, o artista elegeu a obsidiana, descoberta em Guadalajara, no México, sua principal obra-prima.

O material, resultado da rápida solidificação do magma, é conhecido como vidro vulcânico. Já no conjunto de serigrafias de Damasceno, que completa a mostra, a palavra paragráfico revela uma mediação entre a inscrição gráfica e suas possibilidades de materialização. Trata-se de um destaque para a tensão entre as dimensões bi e tridimensional — o virtual e o real.

A exposição abriu no último sábado, dia 17. Mais informações no site da Fortes Vilaça.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.