Em mostra no Masp, pinturas de Wanda Pimentel reivindicam lugar do feminino na arte brasileira

18 mai 2017, 10h05

O Masp – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand inaugura no dia 18 de maio (quinta-feira) Wanda Pimentel: Envolvimentos, primeira exposição da artista carioca a se concentrar na série Envolvimento, concebida a partir de 1967.

Ao todo, são exibidas cerca de 30 pinturas, vindas de coleções institucionais e privadas, com destaque para os anos 1967-69 – seu período mais prolífico. As obras, de cores chapadas e vibrantes, retratam fragmentos de corpos em meio a objetos do cotidiano, como eletrodomésticos, móveis e outros itens.

“A partir de seu envolvimento com o corpo feminino”, diz Camila Bechelany, curadora da mostra ao lado de Adriano Pedrosa, “os objetos parecem ganhar vida, da mesma forma que o corpo parece se desumanizar em meio aos utensílios. Assim, eles não são mais reduzidos a sua funcionalidade; parecem, por outro lado, ser animados e conviver de igual para igual com as pernas, os pés e dedos brancos na pintura.”

Essa relação revela uma crítica à sociedade de consumo e ao período de repressão sexual e de ideias durante a ditadura militar no Brasil. É também um momento chave da emancipação feminina, do qual Pimentel se aproveita para representar o corpo a partir de um olhar que reivindica – de forma sutil – o lugar do feminino na arte.

Wanda Pimentel: Envolvimentos faz parte de uma série de programação do Masp atenta a temas da sexualidade e do gênero. A mostra segue até 17 de setembro na Avenida Paulista, 1578. Mais informações no site.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.