Baró Galeria recebe instalação imersiva de Christian Boltanski

30 jul 2015, 17h26

A Baró Galeria abre neste sábado (1o“Heartbeats”, de Christian Boltanski. A mostra é composta por uma única instalação imersiva que ocupa o térreo do espaço nos Jardins, em São Paulo. Esta é a primeira vez que o francês expõe em uma galeria na América Latina.

A obra – composta por 61 espelhos negros de tamanhos variados, uma lâmpada incandescente e um vídeo – é uma adaptação do work in progress “Les Archives du Coeur” (“os arquivos do coração”), que desde 2005 vem percorrendo instituições de arte coletando batimentos cardíacos de audiências pelo mundo. O trabalho vai ganhando forma a medida que esses registros públicos vão sendo adicionados ao arquivo permanente do artista, instalado na remota ilha japonesa Teshima.

Em “Heartbeats”, o processo se inverte: em vez de coletar as batidas dos visitantes, Boltanski compartilha suas próprias. Por meio de amplificadores, os sons ressoam pelo ambiente convidando o público para um mergulho no coração do artista.

A partir de arquivos e diretórios, seus trabalhos lançam reflexões acerca da morte, da passagem do tempo e da luta pela conservação das “pequenas memórias emocionais”.

“Heartbeats” fica em cartaz na Baró até 19 de setembro. O endereço: Rua da Consolação, 3417, Jardins. Mais informações no site.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.