Na Galeria Superfície, Yasmin Guimarães reflete sobre a prática da pintura e seus desdobramentos

20 Jul 2016, 9:35 am

A partir do dia 21 de julho (quinta-feira), a Galeria Superfície apresenta reticências, individual de Yasmin Guimarães.

A mostra enfoca o processo de pensamento da artista sobre o fazer da pintura e possíveis desdobramentos. Tendo começado sua pesquisa no campo da fotografia conceitual e na experiência com objetos instalativos, ela procurou o escalonamento do espaço e a eliminação da perspectiva. Em seguida, continuou seu raciocínio em telas e criou paisagens com manchas.

A exposição na Superfície destaca telas em sua maioria abstratas, que, a fim de criar uma paisagem imaginária, reúnem manchas e pontos em tons pastel.

Além de exibir o material cru da tela em alguns trabalhos, Guimarães explora também o voile como suporte sobre o chassi (moldura que estica o pano e geralmente é oculta atrás da tela). Pela transparência, esse tecido não somente explicita a estrutura da tela, como também passa a revelar o que há além dela. Em pinturas sem tinta, com papeis de seda e voile, ela cria campos de cores disformes e sutis e enfatiza a tela nua como tema central da mostra.

reticências permanece em cartaz até 20 de agosto no seguinte endereço: Rua Oscar Freire, 240, Jardins. Saiba mais no site da galeria.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.