Desapê

Cidade
São Paulo, Brasil

@desapê

MULHERES NA FOTOGRAFIA: criação simbólica e significação política

Diante do abismo colossal onde se inscrevem as relações de gênero ao longo da história da arte e da vida, compreende-se a necessidade de marcar a presença de mulheres dentro deste sistema patriarcal; a isso se propõe “MULHERES NA FOTOGRAFIA: criação simbólica e significação política”. Com curadoria de Paula Borghi, as obras aqui presentes são edições limitadas que acomunam o imaginário da mulher na fotografia e o olhar político sobre seu corpo.
Artistas históricas dialogam com as novas gerações e apresentam imagens que problematizam discussões acerca da representação da mulher e das violências que atravessam o gênero feminino, como o grito ensurdecedor das mulheres de Graciela Sacco; a confissão de fé de Marcia X; a mimese entre natureza e sagrado feminino de Mara Alvares; o duplo sentido do ato de se deitar de Marina Abramovic; a imagem de Agnès (também nome da santa romana vítima de feminicídio aos 12 anos) de Ana Kesselring; momentos de alegria de um corpo marcado pela violência doméstica de Nan Goldin e a resistência à escuridão da noite de Renata Siqueira Bueno.
A mostra também apresenta a “Coleção Pela Vida das Mulheres” e a foto histórica “Mulheres no Sisal” de Nair Benedicto, doadas para a instituição sem fins lucrativos Milhas Pela Vida das Mulheres que luta pelo aborto seguro e legal no Brasil. “Coleção Pela Vida das Mulheres” é uma caixa com edição limitada (10 un.) com fotos assinadas por 23 artistas, entre elas Aleta Valente, Agrade Camíz, Anitta Boa Vida, Anna Costa e Silva, biarritzzz, Caroline Valansi, Débora Bolsoni, Enrica Bernardelli, Fabiana Faleiros, Fernanda Gomes, Juliana dos Santos, Kalor, Kitty Paranaguá, Laura Lima, Lenora de Barros, Luciana Whitaker, Maria Antonia e Rosangela Rennó.

@paulaborghi

Artistas Selecionados

Amelia Toledo, Ana Kesselring, Coleção pela Vida das Mulheres, Graciela Sacco, Mara Alvares, Márcia X, Marina Abramović, Nair Benedicto, Nan Goldin, Renata Siqueira Bueno, Sally Mann, Vera Chaves Barcellos


Perfil SP‑Arte

Assine e fique por dentro dos principais acontecimentos do mundo da arte