Zipper Galeria abre exposições individuais de James Kudo e Diego Arregui

11 fev 2015, 18h29

A Zipper Galeria recebe a partir de 24 de fevereiro, uma terça-feira, a exposição “Oxímoros”, de James Kudo. A mostra reúne 13 pinturas e duas instalações site specific, nas quais o artista paulista faz jorrar, metaforicamente, as águas aprisionadas em suas telas.

Oxímoro é uma figura de linguagem que combina dois conceitos opostos, de forma a criar um terceiro, metafórico. Denise Mattar, autora do texto de apresentação, descreve os oximoros criados pelo artista e sua mescla de ficção e não-ficção.

A água sempre foi um tema presente na produção de Kudo, que viu sua cidade natal submergir durante a construção de uma represa. Encantamento e reflexão são situações construídas no universo onírico do artista, que recorre à memória e à transformação para criar obras de estética vibrante.

 

Peruano Diego Arregui abre primeira exposição do projeto Zip-Up em 2015

Já a primeira exposição do projeto Zip-Up em 2015 inaugura o intercâmbio internacional na Zipper Galeria. Paralela à exposição de James Kudo, o artista peruano residente no Chile Diego Arregui foi convidado pela curadora Denise Gadelha a fazer sua primeira individual no Brasil.

Arregui explora em “Deconstruyendo el Tiempo/Espacio: Chuyillache” um jogo entre planos bidimensionais que flutuam no espaço, criando uma ambiguidade na percepção de profundidade da representação. A estratégia consiste em escurecer um ambiente pintado de preto para projetar uma fotografia em grande escala, dialogando com a dimensão arquitetônica. No entanto, ao invés de atingir o suporte final (a parede no fundo da sala), a projeção é interceptada por outras superfícies posicionadas no caminho. O público é convidado a circular, literalmente, no interior da imagem.

Na abertura, marcada para a próxima terça (24), às 19h, ocorre lançamento do catálogo “Zip’Up” com imagens e textos curatoriais da programação do espaço em 2014.

A Zipper Galeria fica na Rua Estados Unidos, 1494. Mais informações no site.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.