Além de música, dança e cinema, as artes visuais também participam da festa que acontece neste fim de semana em São Paulo. Confira sugestões para incluir no seu roteiro!

18 mai 2018, 16h10

Moradores de São Paulo têm um bom motivo para sair de casa neste fim de semana: é a Virada Cultural 2018, que acontece nos dias 19 e 20 de maio. Além de atividades com música, cinema e dança que cruzam a madrugada, as artes visuais também participam da festa! Horários estendidos e programações especiais estão entre as ações de museus e instituições culturais da cidade.

Confira aqui sugestões para incluir no seu roteiro:


Masp

Em celebração à Virada Cultural, o Museu de Arte de São Paulo funciona gratuitamente em horários especiais. Em cartaz, estão obras de Aleijadinho, Maria Auxiliadora, Emanoel Araújo e Ayrson Heráclito. Destaque ainda para a exposição “Acervo em transformação”, que acaba de receber visitantes especiais: obras do museu britânico Tate Modern, incluindo trabalhos de artistas como Francis Bacon, são exibidas temporariamente nos famosos cavaletes de vidro. Além disso, o Vão Livre do Masp recebe uma mostra de cinema no sábado, assim como oficinas no domingo.

Av. Paulista, 1578
Sábado, das 10h às 23h59 (gratuito a partir das 18h)
Domingo, das 10h às 18h


Sesc Avenida Paulista

Que tal aproveitar a madrugada para visitar a exposição “Bill Viola – Visões do tempo”, no recém-inaugurado Sesc Avenida Paulista? As obras do videoartista norte-americano registram performances potentes em vídeos de alta definição. A imagem é tão nítida que as pessoas e os objetos retratados parecem estar presentes de fato! Shows e peças infantis também integram a agenda gratuita do local.

Av. Paulista, 119
Sábado, das 9h às 23h59
Domingo, das 0h às 4h e 9h às 18h.


IMS

Também localizado na Avenida Paulista, o Instituto Moreira Salles pensou em uma programação especial para o fim de semana. No sábado, às 11h, o curador Samuel Titan Jr. faz uma visita guiada pela exposição do fotógrafo malinês Seydou Keïta e, das 11h às 12h30, a artista Vania Toledo conversa com o público sobre seu fotolivro favorito, “The Sixties”, de Richard Avedon. No domingo, às 11h, o Instituto abre seu laboratório de fotografia ao público. Atividades gratuitas sujeitas à lotação.

Av. Paulista, 2424
Sábado, das 10h às 22h
Domingo, das 10h às 20h


Sesc Pompeia

O Sesc Pompeia reúne importantes videoartistas para compor uma exposição especialmente pensada para a Virada Cultural. Jonathas de Andrade, Cinthia Marcelle, Thiago Mata Machado, Regina Parra, Matheus Rocha Pitta, Lais Myrrha e Fábio Tremonte refletem sobre a dimensão política do corpo em “Corpo Resistência: Mini Mostra de Videoarte”. O público pode aproveitar ainda visitas guiadas e performances no local.

R. Clélia, 93
Sábado, das 9h às 1h (exposição: 18h às 1h)
Domingo, das 9h às 19h30


CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil promove atividades em torno de “Ex Africa”, um panorama da arte contemporânea do continente africano. No sábado, das 10h às 14h, os educadores da instituição convidam as famílias para um diálogo mais profundo com os trabalhos expostos. Já às 17h, uma visita guiada em libras será realizada na mostra. Atividades de cinema e peças de teatro também estão na programação do Centro.

R. Álvares Penteado, 112
Sábado, das 9h às 21h
Domingo, das 9h às 21h


Pinacoteca de São Paulo

A festa é dupla na Pinacoteca! Além da Virada Cultural, a instituição segue com a celebração do Dia Internacional dos Museus (18 de maio), oferecendo entrada gratuita durante o fim de semana. Não perca a chance de visitar a mostra da sueca Hilma af Klint, uma das precursoras do Surrealismo, que produziu trabalhos do gênero antes mesmo de grandes mestres do movimento como Kandinsky. Obras dos artistas brasileiros Tunga, Rosangela Rennó e Ana Dias Batista também estão em exposição.

Praça da Luz, 2
Sábado, das 10h às 17h30 (gratuito das 14h às 17h)
Domingo, das 10h às 17h30

 

 

#respirearte

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.