Três roteiros para aproveitar obras de arte pelas ruas e parques de São Paulo

24.01.2019 – 19h48

Com 465 anos completados nesta sexta, São Paulo respira arte: a cidade recebe uma das Bienais mais reconhecidas do mundo, abriga museus importantes como o Masp e a Pinacoteca, além da SP-Arte, feira de arte que acontece em abril. Nas bordas deste centro artístico, expressões como o grafite cobrem muros e fachadas da megalópole, tornando a paisagem urbana ainda mais típica. Além disso, tal como outras cidades ilustres pelo mundo, centenas de obras de arte se esparramam por diversos pontos da capital.

Os monumentos históricos e esculturas instaladas em ambientes públicos negociam seu espaço e representatividade com a comunidade em geral. Sujeitas ao tempo e a intervenções espontâneas, às vezes agrupadas em parques e passeios, essas obras adquirem importância na formação cultural e social da população e influenciam nossa percepção e vivência da cidade.

Em comemoração ao aniversário de São Paulo, escolhemos algumas de nossas obras públicas favoritas, criando três roteiros especiais em diferentes localidades da cidade: Luz, Parque Ibirapuera e estações de Metrô.

Navegue pelo mapa e descubra.


Guia de arte pública

 

#respirearte