Com base nos destaques do mundo da arte em 2019, organizamos uma retrospectiva com as principais notícias publicadas por aqui!

20 dez 2019, 15h11

Com base nos destaques do mundo da arte em 2019, organizamos uma retrospectiva com as principais notícias publicadas no site da SP-Arte –  o conteúdo perfeito para reler quando você estiver relaxando na praia, na piscina ou no meio do mato. Nos vemos em 2020!


Quatro tendências do mercado da arte

No início do ano, Carollina Lauriano, curadora e gestora do Ateliê397, fez suas apostas sobre os temas da arte que prometiam, os artistas para ficar de olho e o próximo polo cultural mundial. Para saber se ela acertou, releia o artigo!


OUT—LINES: a websérie da SP-Arte

Integrando os conteúdos de comemoração de quinze anos da SP-Arte, que nasceu em 2004, a websérie OUT—LINES refletiu sobre o que mudou no circuito das artes visuais de lá para cá, sobre onde chegamos e para qual direção estamos seguindo. Em seis episódios, jovens galeristas, colecionadores, curadores e artistas foram entrevistados sobre temas como performance, fotografia e internacionalização da arte brasileira. Assista tudo aqui!


Galeristas mulheres

Como esquenta para SP-Arte deste ano, refletimos sobre a presença das mulheres no mercado da arte. Enquanto nos acervos e nas equipes de instituições culturais, a presença das mulheres ainda não chega perto do ideal, nas galerias, o cenário é diferente. Esse é um meio dominado por mulheres galeristas, muitas delas figuras fundamentais para o fomento e dinamização do circuito como um todo. Confira a trajetória de algumas delas no texto a seguir!


Premiados na 15ª SP-Arte

A SP-Arte visa fortalecer o circuito artístico como um todo, apoiando projetos em desenvolvimento e criando pontes entre diferentes agentes e espaços de arte. Para impulsionar isso, no Festival deste ano, que aconteceu de 3 a 7 de abril, no Pavilhão da Bienal, três artistas foram premiados. Paul Setúbal ganhou uma residência na Delfina Foundation; Marcelo Moscheta levou o Prêmio de Arte Marcos Amaro; enquanto Cristiano Lenhardt teve uma performance adquirida pela SP-Arte e doada à Pinacoteca de São Paulo. Relembre aqui!


As inspirações de pintoras

A pintura é uma das mais tradicionais expressões artísticas, trazendo uma carga histórica tanto em sua estética, como na disparidade com que mulheres e homens se consagraram na forma ao longo dos anos. Nesta reportagem, as pintoras Ana Prata, Ana Elisa Egreja e Mariana Palma compartilham algumas de suas referências pessoais, sobretudo brasileiras, construindo um painel de referências para a pintura moderna e contemporânea. Não deixe de vê-lo aqui!


Circuito das artes pelo interior de SP

Descentralizando o circuito das artes das grandes metrópoles, o interior paulista tem sido palco para novas empreitadas museológicas e culturais. Além de museus consolidados, como os de Campinas e Ribeirão Preto, novas iniciativas vêm surgindo e formando um novo pólo cultural no Estado, como o Sesc Sorocaba, o Instituto Figueiredo Ferraz, a Fábrica De Arte Marcos Amaro e o Instituto José Resende. Conheça um pouco da história e das atividades de alguns institutos que estão moldando a cena interiorana!


Renovação feminina na fotografia

O curador Thyago Nogueira escreveu sobre três artistas expoentes da fotografia que vêm quebrando tabus nos formatos, seja do ponto de vista formal, com o uso de redes sociais e instalações audiovisuais, seja do ponto de visto temático, dando destaque a questões raciais e de gênero. O texto foi publicado na segunda edição da revista Traço—, lançada por ocasião da 13º SP-Foto, que aconteceu de 21 a 25 de agosto, no Shopping JK Iguatemi. Releia esse e outros textos da publicação aqui!


Dez filmes para quem ama artes visuais

Fizemos uma lista com dez filmes que trazem as artes visuais como pano de fundo, todos disponíveis em plataformas de streaming ou para aluguel online. Entre eles, “Com amor, Van Gogh” (2017), longa que acompanha a jornada de Armand Roulin, amigo do artista; e “O melhor lance (2013)”, uma história narrada no contexto de leilões de arte e antiguidades, utilizando as obras como contexto para apresentar uma intensa mistura de romance e suspense. Veja a lista completa e aproveite o fim de ano para assistir às indicações!


Artistas no Instagram

O ambiente digital tem se tornaram um meio importante de produção e divulgação, e o mercado de arte não escapa dessa tendência. Muitas galerias de arte e artistas têm aumentado sua presença nas redes sociais, principalmente dentro do Instagram. Para saber mais sobre o assunto, entrevistamos os artistas Gustavo Von Ha e Samuel de Saboia. Os dois usam as redes como ferramenta de trabalho, porém cada um a seu modo. Leia mais sobre o assunto!


8 podcasts sobre artes visuais

O consumo de podcasts cresceu 67% no Brasil em 2019, e pelo menos 25% desse público escuta mais de uma hora por dia, e é claro que o mundo das artes visuais não podia ficar de fora desse movimento. Veículos como a revista Bravo! e a Ilustrada, da Folha, têm seu próprio conteúdo sobre arte, além de galerias internacionais como a David Zwirner e críticos de arte. Veja aqui sugestões de podcasts do mundo da arte!


Mês da consciência negra

Por ocasião do Mês da Consciência Negra, a SP-Arte conversou com artistas negras sobre sua produção e seu lugar dentro do sistema de arte contemporânea. Visitamos o ateliê de Sonia Gomes, em São Paulo, artista que participou da Bienal de Veneza, em 2015, e que, nos últimos anos, vem se destacando em individuais no Masp e no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Saiba mais sobre sua arte e militância aqui, e veja ainda outras textos do especial: entrevistas com Lidia Lisboa e Rosana Paulino.


De olho na história

Em dezembro, as pesquisadoras Pryscila Gomes e Mirtes Marins de Oliveira falaram sobre a história das principais instituições de arte de São Paulo: Pina, MAM, Bienal e Masp foram os protagonistas dessa série. Nos textos, são descritos os processos de criação e formação desses espaços e acervos, que ajudaram a moldar a história da arte no Brasil. Veja as quatro partes do especial aqui: #1, #2, #3, #4.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.