Praia paulistana: Curta o fim de semana em cinco espaços culturais da Avenida Paulista

10 out 2017, 17h40

Passear pelo meio da rua, andar de bicicleta, usufruir das atividades que se instalam por ali… A Paulista aberta aos domingos e feriados já virou programa recorrente de famílias que moram na região. Que tal aproveitar também os centros culturais que margeiam a Avenida? Aproveite o fim de semana com a família e visite esses cinco espaços.

 

(1) IMS

Recém-inaugurada, a nova sede do Instituto Moreira Salles em São Paulo dedica-se inteiramente à fotografia. Estão em cartaz cinco exposições, entre elas “Americanos + Os livros e os filmes”, obra clássica do suíço Robert Frank (até 30/12). O terraço, onde é possível tomar um cafezinho com vista privilegiada para a Avenida Paulista, é um deleite à parte. Veja outros destaques do Instituto.

Ali próximo… CONJUNTO NACIONAL

Na Livraria Cultura, uma das principais lojas do prédio, há uma seção dirigida às crianças, com livros infantojuvenis e espaço lúdico para leitura.

 

(2) MASP

Aproveite para ver os famosos cavaletes de cristal, idealizados originalmente pela arquiteta do prédio, Lina Bo Bardi. As crianças vão adorar: parece que as obras estão flutuando pelo salão. Além do acervo principal, há também outras duas exposições em cartaz, “Guerrilla Girls: gráfica, 1985-2017” (até 14/02), com trabalhos do coletivo feminista, e “Érotica” (até 18/11), do pernambucano Pedro Correia de Araújo (as obras mais explícitas estão cobertas com cortinas pretas).

Ali próximo… PARQUE TRIANON

A área verde esconde alguns segredos culturais: procure pelas esculturas de Victor Brecheret, “Fauno”, e de Francisco Leopoldo Silva, “Aretusa’.

 

(3) ITAÚ CULTURAL

Com programação que inclui música, literatura e artes visuais, o Itaú Cultural é mais um dos espaços de convivência nesta praia paulistana. Destaque para o programa Ocupação Itaú, que homenageia diferentes artistas da cultura brasileira. A exposição sobre a cantora e instrumentista Inezita Barroso vai até 5/11.

 

(4) JAPAN HOUSE

Concebido pelo arquiteto Kengo Kuma, em parceria com o escritório paulistano FGMF, o prédio traz elementos tradicionais japoneses, como a madeira, de uma forma bem contemporânea. Até 12/11, é possível visitar duas exposições, “Espuma”, de Kohei Nawa, e “Satoyama”, parceria entre o chef Yoshihiro Narisawa e o fotógrafo Sergio Coimbra, que expõe a beleza da culinária japonesa.

 

(5) CASA DAS ROSAS

Construída em 1923 pelo arquiteto Francisco Ramos de Azevedo para abrigar os herdeiros da família, a Casa das Rosas hoje sedia o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, oferecendo cursos, palestras, exposições e apresentações musicais.

 

#respirearte

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.