Praia paulistana: Curta o feriado em cinco espaços culturais da Avenida Paulista

10.10.2017 – 17h40

Passear pelo meio da rua, andar de bicicleta, usufruir das atividades que se instalam por ali… A Paulista aberta aos domingos e feriados já virou programa recorrente de famílias que moram na região. Que tal aproveitar também os centros culturais que margeiam a Avenida? O dia das crianças é a oportunidade perfeita para isso! Aproveite o feriadão e visite esses cinco espaços.

 

(1) IMS

Recém-inaugurada, a nova sede do Instituto Moreira Salles em São Paulo dedica-se inteiramente à fotografia. Estão em cartaz cinco exposições, entre elas “Americanos + Os livros e os filmes”, obra clássica do suíço Robert Frank (até 30/12). O terraço, onde é possível tomar um cafezinho com vista privilegiada para a Avenida Paulista, é um deleite à parte. Veja outros destaques do instituto.

Ali próximo… CONJUNTO NACIONAL

Na Livraria Cultura, uma das principais lojas do prédio, há uma seção dirigida às crianças, com livros infantojuvenis e espaço lúdico para leitura.

 

(2) MASP

Aproveite para ver os famosos cavaletes de cristal, idealizados originalmente pela arquiteta do prédio, Lina Bo Bardi. As crianças vão adorar: parece que as obras estão flutuando pelo salão. Além do acervo principal, há também outras duas exposições em cartaz, “Guerrilla Girls: gráfica, 1985-2017” (até 14/02), com trabalhos do coletivo feminista, e “Érotica” (até 18/11), do pernambucano Pedro Correia de Araújo (as obras mais explícitas estão cobertas com cortinas pretas).

Ali próximo… PARQUE TRIANON

A área verde esconde alguns segredos culturais: procure pelas esculturas de Victor Brecheret, “Fauno”, e de Francisco Leopoldo Silva, “Aretusa’.

 

(3) ITAÚ CULTURAL

Com programação que inclui música, literatura e artes visuais, o Itaú Cultural é mais um dos espaços de convivência nesta praia paulistana. No dia das crianças, haverá um roteiro especial com brincadeiras de cordel, espetáculos teatrais e contação de histórias. Já o programa Ocupação Itaú homenageia a cantora e instrumentista Inezita Barroso (até 5/11).

 

(4) JAPAN HOUSE

Concebido pelo arquiteto Kengo Kuma, em parceria com o escritório paulistano FGMF, o prédio traz elementos tradicionais japoneses, como a madeira, de uma forma bem contemporânea. Até 12/11, é possível visitar duas exposições, “Espuma”, de Kohei Nawa, e “Satoyama”, parceria entre o chef Yoshihiro Narisawa e o fotógrafo Sergio Coimbra, que expõe a beleza da culinária japonesa.

 

(5) CASA DAS ROSAS

Construída em 1923 pelo arquiteto Francisco Ramos de Azevedo para abrigar os herdeiros da família, a Casa das Rosas hoje sedia o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, oferecendo cursos, palestras, exposições e apresentações musicais. No dia 12/10, às 15h, haverá uma visita temática para as crianças, uma espécie de caça ao tesouro pela propriedade.

 

#respirearte