Pioneiro da fotografia de moda, Otto Stupakoff ganha retrospectiva no IMS-RJ

12 dez 2016, 10h45

O IMS-RJ apresenta a partir de 13 de dezembro (terça-feira) uma retrospectiva dedicada ao paulistano Otto Stupakoff (1935-2009), pioneiro da fotografia de moda no Brasil e um dos fotógrafos brasileiros de maior projeção internacional.

Otto Stupakoff: beleza e inquietude tem curadoria de Bob Wolfenson e Sergio Burgi e reúne cerca de 300 fotografias, além de publicações e vídeos, apresentando sua produção realizada entre 1955 e 2005.

O acervo de Stupakoff está sob a guarda do IMS desde 2008 e é composto por 16 mil imagens. Para contemplar essa trajetória, a mostra divide-se em quatro grandes temas: seus anos de formação e primeiros trabalhos; os anos de 1960 a 1970 com sua colaboração para as principais revistas de moda do mundo, como Harper’s Bazaar e Vogue, e retratos de personalidades como Jack Nicholson e Truman Capote; sua série de nus; e uma sala dedicada a fotos de viagens.

Na ocasião da abertura, o espaço recebe uma conversa entre os curadores Wolfenson, Burgi e Thomaz Souto Corrêa. Anote o endereço do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Você encontra mais informações no site da instituição.