Picks 365: Tiago Mesquita

12 jul 2019, 10h31

SP-Arte 365 é uma plataforma que conecta as galerias e os interessados em arte e design. Tal como uma vitrine digital, o usuário pode navegar pelas páginas dos artistas e obras favoritas e abrir um chat com a galeria para solicitar mais informações.

Tiago Mesquita, crítico de arte e curador à frente do Setor Masters da SP-Arte 2019, foi convidado a participar do Picks 365 e comentar sobre suas cinco obras favoritas disponíveis em nosso site.


SP-Arte 2019

“Coluna Neoconcreta I”, 1958
Franz Weissmann

Ferro pintado
196 x 76 x 52 cm
© divulgação

“Embora a obra tenha sido realizada antes da publicação do manifesto neoconcreto, ganhou o nome de Coluna Neoconcreta. O artista articula módulos feitos de chapas retangulares de aço, com cortes circulares em um dos lados. Sobrepostos uns aos outros, erguem um volume vertical e oco.”


SP-Arte 2019

“Fidel # 3, 2016”, 2018
Mauro Restiffe

Técnica: Fotografia em emulsão de prata (Fotografia analógica impressa sobre papel)
35 x 45 cm

“Em 2016, Mauro Restiffe acompanhou as cerimônias fúnebres de Fidel Castro, em Havana. Nesta imagem, o que aparece não é o ritual oficial, mas uma manifestação discreta de luto. Sobre uma vitrine vemos pregados dois cartazes um com algo escrito e uma bandeira de Cuba e outro com a imagem de Castro sobre uma fita preta. As portas estão fechadas, tudo está vazio. Em contraste, a cidade aparece movimentada no reflexo da fachada.”


SP-Arte 2019

“Brasil nativo Brasil Alienigena”, 1977
Anna Bella Geiger

Fotografia, 18 cartões postais
138 x 48 x 3 cm

Anna Bella Geiger parte de uma coleção de cartões postais chamado Brasil Nativo, com cenas das populações ameríndias, vendida no Rio de Janeiro. Ela mostra o conjunto ao lado de fotografias de encenações que ela monta refazendo as poses das imagens originais. A encenação é troncha e reforça, a partir das convenções visuais, o caráter ideológico das imagens.”


SP-Arte 2019

Sem título, 1955
Alberto Giacometti

Litografia
Dimensões variadas
© Christiane Martins

“Em uma litografia de 1955, o artista dispõe duas figuras delgadas e corroídas em um jardim. Os personagens se aproximam, mas não se vêm e nem se tocam. A imagem é o encontro de duas de suas esculturas solitárias e compenetradas.”


SP-Arte 2019

“Outros pensam”, 2015
Alfredo Jaar

Impressão Offset
18 x 18 cm
© Nino Andrés

“O belo livro de Alfredo Jaar foi lançado originalmente em 2012, em comemoração ao centenário de John Cage. Nele, Jaar reproduz um texto feito pelo compositor quando era adolescente, para um concurso de oratória. Como é típico no trabalho do artista, o livro trata das tensões causadas pela hegemonia estadunidense no continente americano.”


Artistas Relacionados