sparte365-picks-tiago-DESTHOR
Picks 365

O curador e crítico de arte Tiago Mesquita compartilha sua seleção de obras favoritas na plataforma SP-Arte 365; Confira!

SP–Arte
12 jul 2019, 10h31

SP-Arte 365 é uma plataforma que conecta as galerias e os interessados em arte e design. Tal como uma vitrine digital, o usuário pode navegar pelas páginas dos artistas e obras favoritas e abrir um chat com a galeria para solicitar mais informações.

Tiago Mesquita, crítico de arte e curador à frente do Setor Masters da SP-Arte 2019, foi convidado a participar do Picks 365 e comentar sobre suas obras favoritas disponíveis em nosso site.

Embora a obra tenha sido realizada antes da publicação do manifesto neoconcreto, ganhou o nome de Coluna Neoconcreta. O artista articula módulos feitos de chapas retangulares de aço, com cortes circulares em um dos lados. Sobrepostos uns aos outros, erguem um volume vertical e oco.

Anna Bella Geiger parte de uma coleção de cartões postais chamado Brasil Nativo, com cenas das populações ameríndias, vendida no Rio de Janeiro. Ela mostra o conjunto ao lado de fotografias de encenações que ela monta refazendo as poses das imagens originais. A encenação é troncha e reforça, a partir das convenções visuais, o caráter ideológico das imagens.

Gustavo Genta
“Ninho”, 2019

Tecido de fio de alpaca, pequenos espelhos duplos.
Escultura: 55.12 x 17.72 x 17.72 inches: 140 x 45 x 45 cm

© Gustavo Genta

Em uma litografia de 1955, o artista dispõe duas figuras delgadas e corroídas em um jardim. Os personagens se aproximam, mas não se vêm e nem se tocam. A imagem é o encontro de duas de suas esculturas solitárias e compenetradas.

O belo livro de Alfredo Jaar foi lançado originalmente em 2012, em comemoração ao centenário de John Cage. Nele, Jaar reproduz um texto feito pelo compositor quando era adolescente, para um concurso de oratória. Como é típico no trabalho do artista, o livro trata das tensões causadas pela hegemonia estadunidense no continente americano.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.