sparte365-picks-caroline-DESTHOR
Picks 365

Confira as indicações da curadora Carollina Lauriano de obras disponíveis em nossa plataforma digital!

SP–Arte
9 ago 2019, 9h30

Aproximar os interessados em arte e design das principais galerias do ramo é o objetivo principal da SP-Arte 365. A vitrine digital permite ao usuário navegar por páginas de artistas e obras, compartilhar em suas redes sociais, e até abrir um chat com a galeria para pedir mais informações.

O Picks 365 desta vez ficou a cargo da curadora Carollina Lauriano, que tem se destacado no circuito por seus projetos com galerias e espaços independentes, além de escrever ocasionalmente para o site da SP-Arte.

Confira as indicações!

Na série ‘Fábulas do olhar’, Virgínia de Medeiros atua como uma espécie de artista etnográfica ao registrar 21 moradores de rua de Fortaleza e coletar depoimentos sobre a história pessoal de cada um. Ao questioná-los como gostariam de ser vistos pela sociedade, a artista adentra o campo de subjetividade de cada indivíduo, questionando relações sobre a imagem real e a imagem projetada de si próprio serem indiscerníveis. Para tornar factível essa projeção de si, a artista convidou o fotoretratista Mestre Julio dos Santos, que coloriu os retratos em preto e branco tirados dos moradores pela artista.

O trabalhos de Vania Toledo tem como foco o retrato. Nesta série de fotografias analógicas observamos o olhar preciso da artista em revelar nuances do corpo masculino. A princípio, as imagens foram geradas para uma propaganda de perfume masculino, mas foram vetadas pelo seu caráter ousado e consideradas impróprias. Neste ano, vinte três anos após sua censura, as imagens foram reveladas pela artista e hoje assumem um viés de resistência aos tempos de controle do corpo que vivemos.

Amilcar de Castro
Sem título, 1970-1979

Aço corten
Escultura: 19.69 x 19.69 x 19.69 inches: 50 x 50 x 50 cm

© Pedro Mota

Monica Piloni tem como ponto de partida para seu trabalho as investigações acerca do corpo e suas representações. Nessa escultura, observamos a artista em seus questionamentos sobre noções de gênero, sexualidade e subjetivação. Aqui, a beleza do corpo feminino causa uma certa estranheza, que pode ser associada tanto a uma recusa as adaptações de controle de corpos ou mesmo pelo conforto de ser quem é. Depende de quem vê.

Thais Helt
Sem título, 2019

Série: Noturnos soturnos
Litogravura e folha de ouro
Técnica mista: 49.61 x 38.98 x 2.76 inches: 126 x 99 x 7 cm

Utilizando seu próprio corpo como ferramenta principal, a artista Juliana Cerqueira Leite investiga as habilidades e restrições do corpo humano. As peças esculpidas pela artista lidam com a relação entre a obra e a identidade do próprio corpo.

Com trabalho que se insere entre dança, mídias eletrônicas e videoarte, Analivia Cordeiro em M3X3 aponta a automatização dos gestos, as relações mecânicas entre pessoas, a artificialização da representação e a prioridade da mídia sobre a auto expressão, assuntos que soam tão contemporâneos pelo advento das redes sociais, mas que estavam sendo investigados na década de 70 pela artista.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.