Pequena Galeria 18 abre individual com fotografias de Cássio Vasconcellos

25 set 2015, 16h55

A Pequena Galeria 18 inaugura nesta quarta-feira (30) uma exposição de Cássio Vasconcellos. O fotógrafo expõe seu mais recente trabalho, “Viagem Pitoresca pelo Brasil”, série de oito fotos registradas no começo deste ano em florestas na Amazônia, Rio de Janeiro e São Paulo.

O conjunto foi inspirado em estudos de Vasconcellos sobre um movimento ocorrido no início do século 19 no Brasil, com a chegada de missões científicas para retratar o país ainda desconhecido aos europeus. Nessas missões, Johann Moritz Rugendas e Jean Baptiste Debret mostraram o Brasil colonial em pinturas celebradas até hoje.

Do total de oito fotografias, sete medem 1,0m x 1,5m e contam com apenas cinco tiragens assinadas cada. Já a oitava, a maior delas e de tiragem única, mede 1,5m x 2,20m.

Também fazem parte da exposição quatro imagens do trabalho “Coletivos”. Entre elas, “Coletivo” e “Aeroporto”, e duas fotos nunca expostas: “Arizona #2” e “A Praia”.

 

Lançamento de fotolivro

Cássio Vasconcellos também se prepara para apresentar seu quinto fotolivro durante a 19a Paris Photo, de 12 a 15 de novembro, no Grand Palais.

Lançado pela Editora Madalena e com projeto gráfico de Mariana Lara Resende, a publicação com capa em acrílico traz imagens de “Aeroporto”.

 

Serviço

A individual de Vasconcellos fica em cartaz até 31 de outubro e o endereço da Pequena 18 na capital paulista é Rua Joaquim Antunes, 187, Jardim Paulistano. Mais informações no site da galeria.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.