O artista em foco: veja quem são os premiados na 15ª SP-Arte

4 abr 2019, 21h45

Uma das missões da SP-Arte é favorecer o fortalecimento do circuito artístico como um todo, apoiando projetos em desenvolvimento e criando pontes entre diferentes agentes e espaços de arte.

Prêmio de Residência SP-Arte

Paul Setúbal (Andrea Rehder Arte Contemporânea) ganhou o  Prêmio de Residência SP-Arte, uma estadia de três meses na Delfina Foundation, em Londres, uma das principais organizações voltadas para residência artística no mundo.

O prêmio oferece uma oportunidade única de formação a artistas brasileiros para entrarem em contato com o cenário internacional. “Tenho uma sequência de exposições importantes ao longo deste ano, e a residência veio na melhor hora possível, o momento exato”, diz Paul Setúbal. A seleção foi feita pelo júri de representantes da Delfina Foundation e da SP-Arte. “Todos os finalistas eram importantes, mas acreditamos que o Paul era quem mais poderia se beneficiar desta oportunidade considerando o estágio de sua carreira e também o estado atual de sua prática”, afirmou Hena Lee, da Delfina. 

Prêmio de arte marcos amaro

Marcelo Moscheta (galeria Vermelho) recebeu o Prêmio de Arte Marcos Amaro. Além da bolsa de R$50 mil, o artista desenvolverá um projeto inédito de até R$ 45 mil, a ser exposto na Fábrica de Arte Marcos Amaro (Itu, São Paulo), em 2020, paralelamente à 16ª edição da SP-Arte.

“Para um artista, tem momentos que este tipo de reconhecimento acrescenta muito para dar saltos maiores”, afirmou Moscheta. Em “Rejeito”, o artista criará o curso de um rio imaginário a partir da replicação de folhas secas em cerâmica, mantendo suas texturas e deformações.

prêmio aquisição sp-arte

O Prêmio Aquisição SP-Arte foi para Cristiano Lenhardt (Fortes D’Aloia e Gabriel) com a performance “Atoritoleituralogosh”, selecionada pela equipe curatorial da Pinacoteca do Estado e incorporada ao acervo do museu. A ação foi adquirida e doada pela SP-Arte, visando a inserção deste tipo de expressão artística nas instituições.

 

#sparte2019

#respirearte