Oca destaca primeira retrospectiva de Francesco Vezzoli no Brasil

9 nov 2016, 10h45

A Oca, no Parque Ibirapuera, recebe a partir de 10 de novembro (quinta-feira) a mostra Francesco Vezzoli Cinerama, primeira retrospectiva do artista e cineasta italiano no Brasil.

Representado pela Galleria Franco Noero, de Turim, e com trabalhos apresentados em edições recentes da SP-Arte, sua obra examina questões relacionadas a sexo, opressão e narcisismo na cultura ocidental, e consiste na criação de paródias e alegorias subversivas: bordados, fotografia, escultura, trailers satíricos para filmes e performances site-specific com participações de celebridades.

A exposição na Oca reúne um conjunto de 16 produções audiovisuais – que abrange desde seus primeiros vídeos na década de 1990 e início dos 2000, como The End of the Human Voice, de 2001, encenado pelo próprio artista e Bianca Jagger, até o vídeo da performance Right You Are (If You Think You Are), de 2007, baseada na obra de Luigi Pirandello e estrelado por um elenco que inclui as atrizes Cate Blanchett e Natalie Portman.

Também ganha destaque Amália Traída, de 2004, protagonizado pela brasileira Sonia Braga. O filme, apresentado na 26ª Bienal de São Paulo, retrata a vida da rainha do fado, Amália Rodrigues, como uma telenovela kitsch.

Francesco Vezzoli Cinerama segue em cartaz até 11 de dezembro. Anote o endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 3, Parque Ibirapuera. Você pode adquirir ingressos pelo site ingressorapido.com.br ou na bilheteria do local.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.