Com curadoria de Ricardo Resende, a mostra “O tridimensional na coleção Marcos Amaro” reúne cerca de 50 peças na sede da instituição em Itu!

22 jun 2018, 15h12

A SP-Arte é uma oportunidade única para museus, fundações e outras organizações culturais expandirem seus acervos. Quatro obras adquiridas pela Fundação Marcos Amaro na 14º edição do evento, que aconteceu no Pavilhão da Bienal, de 11 a 15 de abril, fazem parte da nova exposição permanente “O tridimensional na coleção Marcos Amaro: Frente, fundo, em cima, embaixo, lados, volume, forma e cor”. A inauguração da mostra acontece no sábado, 23 de junho, na sede da instituição – a Fábrica de Arte Marcos Amaro –, em Itu, interior de São Paulo.

“Venho do mar”, de Brígida Baltar – artista selecionada pelo Prêmio de Arte Marcos Amaro – (Galeria Nara Roesler), “Futebol”, de Nelson Leirner (Pinakotheke Cultural), “Sem título”, de Nuno Ramos (Bergamin e Gomide), e “Descala 4A 1A”, de Cildo Meireles (Galeria Luisa Strina), todas adquiridas pela Fundação na SP-Arte/2018, estão entre as cerca de 50 peças expostas.

Com curadoria de Ricardo Resende, a mostra reúne ainda alguns dos destaques da coleção do artista e empresário Marcos Amaro, que inclui importantes nomes da arte brasileira como Aleijadinho, Adriana Varejão, Emanoel Araújo, Gilberto Salvador, José Resende, Mário Cravo Neto, Mestre Didi e Tunga.

“A exposição apresenta um acervo em construção que tem interesse no ato escultórico, da categoria artística voltada para o tridimensional. Desde um Aleijadinho, com uma escultura entalhada na madeira de Nossa Senhora das Dores, dramática e que revoluciona a Arte Barroca, à Nuno Ramos, com sua ‘coluna de cal’ erguida no espaço da exposição, em que fala da materialidade e urgência das coisas (…)”, conta Resende.

A chegada do acervo permanente marca a inauguração da Sala Almeida Júnior​, espaço que homenageia o ituano José Ferraz de Almeida Júnior, artista plástico brasileiro que viveu entre 1850 e 1899. A exposição toma ainda os jardins da Fábrica no interior de São Paulo.

Programe sua visita!

 

“O tridimensional na coleção Marcos Amaro: Frente, fundo, em cima, embaixo, lados, volume, forma e cor”

Fábrica de Arte Marcos Amaro
R. Padre Bartolomeu Tadei, 9 – Itu (SP)
Terça a Sexta , das 10h às 17h
Entrada gratuita

 

Confira ainda outras exposições em cartaz!

 

#respirearte

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.