O que a equipe da SP-Arte está lendo, vendo e ouvindo

23 jun 2017, 13h06

Russian Ark - Official Trailer - Madman Films

Russian Ark - Official Trailer

arca russa

 

Contemplação, experiência estética e crítica política são os temas centrais da obra-prima do cineasta Alexander Sokurov. Único filme da história feito em apenas um take, sem cortes portanto, trata-se de um passeio pelo Hermitage – grande museu em São Petersburgo – enquanto decodifica, no que parece um sonho do narrador, a vida de czares russos, bailes e óperas dos tempos da monarquia. Reúne ainda críticas à obsessão da aristocracia russa pelo estilo de vida europeu e aos excessos de luxo no czarismo. Uma imersão inigualável.

Ride - Charm Assault (Official video) - RideOfficial

Ride - Charm Assault (Official video)

weather diaries, ride

 

Uma dos mais importantes grupos da cena alternativa inglesa na década de 1990, o Ride retomou suas atividades em 2014 para turnês que celebraram o legado dessa banda de Oxford, ícone do estilo shoegaze – marcado por guitarras distorcidas, apuro melódico e uma certa introspecção no palco. Três anos após sua reformação, eles acabam de lançar seu quinto álbum de estúdio – o primeiro desde Tarantula, de 1996. Weather Diaries traz 11 canções inéditas e momentos que ecoam e atualizam o melhor de sua produção.

A Tartaruga Vermelha | Trailer legendado | 16 de fevereiro nos cinemas - Sony Pictures Brasil

A Tartaruga Vermelha | Trailer legendado | 16 de fevereiro nos cinemas

the red turtle

 

No ano passado, o holandês Michaël Dudok de Wit tornou-se o primeiro diretor não-japonês a comandar uma produção do celebrado Studio Ghibli, responsável por produções como A Viagem de Chihiro (2001) e que conta com artistas como Hayao Miyazaki, Yasuyoshi Tokuma e Toshio Suzuki em seu elenco. Nesta entrevista, Dudok de Wit relata como se deu o convite para o trabalho, aponta semelhanças entre sua produção e as obras do estúdio japonês e reflete sobre A Tartaruga Vermelha – que foi um dos indicados ao Oscar de Melhor Animação neste ano.

4º Festival de MPB TV Record 1968 Gal costa - Divino maravilhoso - Elvio Schulz

4º Festival de MPB TV Record 1968 Gal costa - Divino maravilhoso

O NOME DELA É GAL

 

A HBO está exibindo uma série documental em quatro capítulos sobre a trajetória de Gal Costa. Fã da cantora baiana, a diretora Dandara Ferreira viu no projeto uma oportunidade de mostrar que a Tropicália não foi só uma voz masculina, guiada por Caetano Veloso e Gilberto Gil. A série conta, inclusive, com textos que a própria Gal escreveu em anos recentes, quando imaginava uma biografia sua publicada. No vídeo acima, ela interpreta “Divino, Maravilhoso” – canção na qual, segundo Ferreira, Gal “deixou o jeito tímido para cantar de forma expressiva, gritar”.


Wislawa Szymborska

 

Poemas, coletânea lançada pela Companhia das Letras, apresenta pela primeira vez a obra da polonesa Wislawa Szymborska em português. Com sua poesia indagadora, a autora foi chamada “poeta filosófica” e, no Brasil, teve textos esparsos publicados em jornais e revistas ao longo dos anos. O volume tem seleção, introdução e tradução de Regina Przybycien.

120 Beats Per Minute (120 battements par minute) – Trailer official (English) from Cannes (new) - The Upcoming

120 Beats Per Minute (120 battements par minute) – Trailer official (English) from Cannes (new)

120 Batimentos por Minuto

 

O diretor e roteirista marroquino Robin Campillo (de Les Revennants, 2004) levou o Grande Prêmio do Júri no 70º Festival de Cannes com seu terceiro longa-metragem, 120 Batimentos por Minuto. O longa mostra a luta, na França do início dos anos 1990, do grupo Act Up-Paris para tirar os franceses da indiferença em relação à disseminação do vírus da AIDS. E enquanto os militantes protestam contra os laboratórios e o pequeno envolvimento do Governo de François Mitterrand, surgem entre eles histórias de amor.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.