No Rio, Galeria Marcelo Guarnieri exibe fotografias de João Farkas sobre o carnaval de Maragojipe

9 fev 2017, 10h45

A filial carioca da Galeria Marcelo Guarnieri inaugura no dia 09 de fevereiro (quinta-feira) a exposição Série Azul – Caretas de Maragojipe, de João Farkas. Com curadoria de Diógenes Moura e Paulo Herkenhoff, são apresentadas 30 fotografias sobre o carnaval em Maragojipe, pequena cidade no recôncavo baiano.

A pesquisa para a série começou há três anos, quando o fotógrafo conheceu a tradicional festa do local, que recebeu o título de Patrimônio Imaterial do Estado por manter, até hoje, a tradição centenária dos “caretas” – pessoas que se fantasiam com roupas coloridas e máscaras de pano que cobrem todo o rosto, com duas orelhas pontudas.

“Essa era a forma das pessoas curtirem o carnaval incógnitas. Essa maneira de brincar acontecia em toda a Bahia, há registros em Salvador, mas com o tempo a tradição foi se perdendo e só se manteve nessa pequena cidade”, diz Farkas.

Nas fotos, os “caretas” aparecem à frente de muro azul, que virou uma espécie de estúdio. “No início, registrei toda a variedade da festa, mas aos poucos fui percebendo e focando nos ‘caretas’ e, finalmente, percebi tratar-se de retratos mascarados”. As imagens, que medem 60 x 40 centímetros, são impressões digitais em jato de tinta sobre alumínio.

Série Azul – Caretas de Maragojipe fica em cartaz até 11 de março. Anote o endereço: Rua Teixeira de Melo, 31, lojas C/D, Ipanema, Rio de Janeiro. Saiba mais sobre a mostra no site da galeria.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.