Mul.ti.plo Espaço Arte celebra 90 anos de Eduardo Sued com mostra individual

25 jun 2015, 8h55

A Mul.ti.plo Espaço Arte, no Leblon, Rio de Janeiro, inaugura na terça-feira (30) uma exposição que celebra os 90 anos do colorista e destaque da arte contemporânea brasileira Eduardo Sued.

A individual reúne 25 obras recentes e inéditas, entre pinturas – óleos sobre tela, com dimensões que vão de 30cm x 30cm a 1m x 1m – e objetos em madeira.

Sued é um caso raro de artista dessa idade em atividade que vive no Brasil. Seu trabalho é bastante singular, não apenas pela maestria com que trata suas cores, mas como ocupa o vazio da tela. As composições possibilitam que cores improváveis de conviver entre si estejam lado a lado.

Segundo o crítico Paulo Sérgio Duarte, Sued “é um dos mais inteligentes da cor na pintura”, enfocando principalmente seu trabalho a partir dos anos 1980, quando sua pincelada, que até então passava quase despercebida, se torna mais expressiva. Nessa época o artista também acrescenta o uso do preto, mas sempre em contraste com outras cores surpreendentes, como lilases, azuis escuros, verdes, e até marrons.

“Eduardo Sued – 90 anos” fica em cartaz até 15 de agosto no Mul.ti.plo Espaço Arte. Anote o endereço: Rua Dias Ferreira, 417, sala 206, Leblon. Mais informações no site do espaço.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.