Mostra permanente no Itaú Cultural apresenta história do Brasil com acervo próprio

12 dez 2014, 13h49

Neste sábado (13), o Espaço Olavo Setúbal do Itaú Cultural abre uma exposição permanente que reúne obras de duas coleções do maior acervo de arte de uma companhia privada da América Latina: Brasiliana Itaú e Itaú Numismática.

Em dois andares do espaço, a exposição apresenta ao público cinco séculos da história do Brasil, dividida em nove módulos: “O Brasil Desconhecido”, “O Brasil Holandês”, “O Brasil Secreto”, “O Brasil dos Naturalistas”, “O Brasil da Capital”, “O Brasil das Províncias”, “O Brasil do Império”, “O Brasil da Escravidão” e “O Brasil dos Brasileiros”.

No total são 1.364 obras, entre pinturas, desenhos, aquarelas e têmperas, gravuras, mapas, manuscritos de literatura, documentos, livros, moedas, medalhas, condecorações, barras de ouro, entre outros objetos.

A abertura acontece a partir das 14h e o Itaú Cultural está na Avenida Paulista, 149. No site do instituto você pode saber mais sobre a exposição, conhecer algumas das obras, ler o textos dos curadores (Pedro Corrêa do Lago e Vagner Porto) e fazer as visitas virtuais disponíveis (Panorama Capelain e Palácio de Friburgo).