Mostra de Edu Simões na Galeria Marcelo Guarnieri lança novo olhar sobre o Rio de Janeiro

6 jul 2015, 0h23

A filial paulistana da Galeria Marcelo Guarnieri, nos Jardins, abre no sábado (11) a mostra “Clichê/Rio”, individual do fotógrafo Edu Simões.

Ao revisitar espaços e endereços fotografados à exaustão na capital fluminense, a exposição se propõe a ressignificar esses clichês, lançando um novo olhar a partir da inspiração na obra de grandes nomes da literatura brasileira.

São apresentadas 36 imagens, todas em P&B, produzidas entre os anos de 2000 a 2014 durante as visitas pessoais e profissionais de Simões ao Rio de Janeiro.

Foi em 2001, a convite de uma publicação especializada em literatura, que o fotojornalista recebeu a missão de revelar a cidade como personagem a partir de obras de autores como Clarice Lispector, Carlos Heitor Cony, Rubem Braga, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Millôr Fernandes, que imortalizaram cartões-postais, ruas, morros, praias e paisagens da cidade.

A busca do impensado nesse encontro entre fotografia e a literatura se evidencia, por exemplo, nas imagens dedicadas ao mineiro Drummond em 2012. A praia de Copacabana, bairro onde residiu o poeta e escritor, ganha contornos modernistas, evidenciados pela perspectiva das linhas quadradas de uma trave de futebol na areia da praia, ou ainda na arquitetura do hall do Palácio de Capanema, antiga sede do Ministério da Educação, local em que Drummond trabalhou e que é cenário de alguns de seus contos e crônicas.

O resultado desse desejo de sair do “lugar comum” pode ser conferido na Marcelo Guarnieri até 11 de agosto. O endereço é Alameda Lorena, 1966. Mais informações no site da galeria.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.