Galpão da Fortes D'Aloia & Gabriel abriga primeira exposição de gravuras de Luiz Zerbini

10 mar 2017, 9h45

A Fortes D’Aloia & Gabriel destaca a partir do dia 11 de março (sábado), em seu Galpão na Barra Funda, a primeira exposição de gravuras de Luiz Zerbini, intitulada Monotipias.

A mostra é resultado do trabalho do artista ao lado do impressor João Sánchez. Ambos levaram uma prensa em um caminhão do Rio de Janeiro até Inhotim (em Brumadinho, Minas Gerais). No museu mineiro, foram em busca das espécies raras do Jardim Botânico que serviriam de matrizes para as obras.

Em incursões anteriores pelas gravuras, Zerbini não se satisfez com seus resultados: elas lhe pareciam adaptações de suas de pinturas. Em 2016, contudo, as monotipias com plantas lhe apareceram como uma subversão da técnica, uma impressão direta em que as espécies são utilizadas como matrizes para as próprias imagens.

As composições revelam simplicidade e privilegiam contornos e texturas de cada espécie, em uma paleta reduzida de marrons, verdes e pretos. As espécies ocupam o papel – sempre do mesmo formato vertical – em movimentos distintos.

Monotipias segue no Galpão da Fortes D’Aloia & Gabriel até 06 de maio. O endereço é Rua James Holland, 71, Barra Funda. Saiba mais no site da galeria.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.