Galeria Marcelo Guarnieri destaca videoinstalações recentes de Sonia Andrade

28 mar 2017, 10h35

A filial paulistana da Galeria Marcelo Guarnieri recebe a partir de 30 de março (quinta-feira) sua primeira individual de Sonia Andrade. Cristais, pedras e vídeos apresenta um recorte da produção mais recente da artista, reunindo seis obras produzidas entre 2001 e 2017.

As novas videoinstalações integram dispositivos de imagem com elementos da natureza. Os trabalhos mostram interesse por questões políticas e estruturais da imagem, agora enfocando a projeção e sua carga fantasmática – como se vê no encontro de imagens projetadas com pedras e cristais, dispostos como anteparos.

Em sua obra de 2001, composta por um bloco de areia que recebe a imagem de uma drusa de cristais, Andrade propõe um jogo entre objeto e representação, material e imaterial. Em outro item da mostra, ela coloca um color bar (sinal de vídeo em forma de barras coloridas usada na televisão) em pontas de cristal de rocha, associando a propriedade óptica dos prismas – que decompõem, por refração, a luz branca em todo o seu espectro de cores – a um instrumento de medição e controle do mesmo conjunto.

Sonia Andrade – Cristais, pedras e vídeos tem abertura uma semana antes do início da SP-Arte/2017 – onde a Marcelo Guarnieri exibe vídeos produzidos pela artista na década de 1970. Visite a mostra até 29 de abril no seguinte endereço: Alameda Lorena, 1966, Jardins. Você encontra mais informações no site da galeria.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.