Galeria Bergamin & Gomide integra trabalhos de Jorge Zalszupin e Ivan Serpa

19 out 2015, 14h53

A galeria Bergamin & Gomide inaugura neste sábado (24) “Serpa + Zalszupin”. A mostra expõe semelhanças entre o desenho industrial de Jorge Zalszupin e a prática artística de Ivan Serpa durante os anos mais prolíficos de suas carreiras, entre as décadas de 1950 e 1970.

Enquanto o carioca Serpa recortava a tela em tiras e quadrados, o paulista de origem polonesa Zalszupin recortava as folhas de jacarandá baiano para construir tampos de mesas executados para a L’Atelier. A paleta de cores encontrada em estudos do primeiro parece ter sido transferida para os revestimentos escolhidos pelo segundo para seus estofados. Até os tampos em mármore bege Bahia, o preferido do designer, se assemelham à obra e mais abstrata do pintor no início dos anos 1960.

Nas paredes, cerca de 25 trabalhos de Ivan Serpa, entre pinturas e desenhos. Já as 17 peças de mobiliário ficam ambientadas informalmente, como em uma residência.

“Serpa + Zalszupin” fica em cartaz até 04 de dezembro. O endereço é Rua Oscar Freire, 379, loja 1, Jardins. Mais informações no site.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.