Exposição de abertura da Japan House São Paulo enfoca a presença do bambu na cultura nipônica

5 mai 2017, 10h10

A esperada abertura da sede paulistana da Japan House – espaço que combina tradição, tecnologia, inovação, gastronomia, arte e cultura – acontece no dia 06 de maio (sábado). Sua primeira exposição coloca em destaque um protagonista silencioso da cultura japonesa: Bambu – Histórias de Um Japão apresenta uma cronologia visual de mais de 150 anos de arte a partir dessa planta.

Rico por suas múltiplas aplicações como recurso natural, esse elemento simples é utilizado como um “ingrediente secreto da vida cotidiana do Japão”, segundo o curador Marcello Dantas.

Marcam presença esculturas de Chikuunsai IV Tanabe, Hajime Nakatomi, Shigeo Kawashima e Akio Hizume, hoje os principais nomes da arte do bambu em seu país, que enfocam leveza, flexibilidade e força da planta. Por sua vez, uma seleção de peças do artesão Kazuo Hiroshima mostra a importância do bambu na produção rural japonesa.

A onipresença da espécie se revela também em rituais como a cerimônia do chá; no design de objetos cotidianos; na música, em instrumentos; e no cinema, em filmes como a animação em torno do Conto do Cortador de Bambu, de Isao Takahata (2013), produzida pelo Estúdio Ghibli.

Bambu – Histórias de Um Japão fica em cartaz na Japan House São Paulo até 09 de julho. O endereço: Avenida Paulista, 52. Confira todos os detalhes no site do espaço.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.