Em dezembro, SP-Arte destaca grandes nomes e produções da videoarte. Acompanhe!

8 dez 2015, 17h46

Ao longo deste mês de dezembro, a SP-Arte destaca matérias especiais, grandes nomes e referências da videoarte.

A videoarte é uma forma de expressão artística que explora a tecnologia do videotape e da televisão como forma, linguagem e suporte para obras multimídias, como videoinstalações, videopoemas, videoperformances, videoesculturas, videodança e videotextos, entre outras.

No final da década de 1960, o desenvolvimento da tecnologia portátil do vídeo e o seu barateamento fizeram com que ele passasse a integrar os recursos disponíveis para muitos artistas visuais. Associado às propostas da Pop Art, da arte conceitual e do minimalismo, o uso do vídeo e da televisão possibilitou a artistas pioneiros, como o coreano Nam June Paik, a criação de instalações com aparelhos televisivos programados para apresentar vídeos experimentais, compondo verdadeiras videoesculturas.

Além de Paik, Vito Acconci, Bruce Nauman, Bill Viola e Ira Schneider são alguns dos videoartistas que destacaram-se nas últimas décadas do século passado.

Acompanhe pela hashatg ‪#‎mêsdavideoarte no Facebook, Twitter e Instagram, fique ligado nas novidades e mais informações sobre o tema. Vamos postar entrevistas e conteúdos exclusivos!

#mêsdavideoarte