Design e inspirações, por Jacqueline Terpins

18 mar 2016, 18h40

O novo setor da SP-Arte, dedicado ao Design, vai delinear uma história do mobiliário brasileiro, exibindo desde as primeiras peças criadas no país até produções do design moderno.

Serão 23 galerias que exibirão mobiliários, luminárias e antiquários. A Jacqueline Terpins Design é um desses nomes e apresenta peças de estética minimalista, busca orgânica e escolha por formas geométricas básicas, que parecem servir como uma representação de calor.

Convidamos a designer a falar um pouco sobre seu trabalho e a explorar suas referências nesta breve entrevista. Confira abaixo!

 


SP-Arte: O que o design representa para você?

Jacqueline Terpins: Poder se emocionar no cotidiano através do uso de objetos ou móveis é uma forma de viver melhor, seja pelo estudo da funcionalidade,  seja pela transcendência que a beleza provoca, nos levando de um estado de espírito a outro.

SP-Arte: Propomos um desafio: você conseguiria definir seu trabalho em três imagens? Valem inspirações, objetos, criações de outros artistas, mas nada elaborado por você.

JT: A capacidade milenar do homem de poder, através do calor, transformar a rigidez dos materiais em objetos e/ou móveis sinuosos e fluidos sempre me fascinou e tento exercer isso no meu trabalho. A alta temperatura, portanto, é minha principal ferramenta e fonte de inspiração.

Ser sucinto é um desafio que pede consciência e reflexão. Optar pelo o que aparentemente é simples é pensar no que valorizamos efetivamente, o encontro com o outro, a natureza, o que há em nós, tanto em conteúdo intelectual como emocional. Abre espaços para o convívio e a interação, pensa o todo de modo sustentável e rejeita os excessos. A mesa Seixo é inspirada nos seixos rolados e é um lançamento que será apresentado na SP-Arte.

Por fim, esse disco do Max Roach (Drums Unlimited, 1966) tem tocado muito nos meus momentos de criação. O jazz traz o improviso, assim como todo trabalho criativo traz sempre mudanças de trajeto inesperadas que acabam, surpreendentemente, agregando algo ao resultado final.

 

A SP-Arte/2016 acontece de 07 a 10 de abril no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera. Saiba mais sobre o setor dedicado ao Design e acompanhe as novidades no Facebook, Twitter e Instagram!

#sparte2016

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.