Conjunto de mais de cem obras de Sergio Camargo é destaque no Itaú Cultural

11 nov 2015, 17h20

O Itaú Cultural apresenta, a partir de 28 de novembro (sábado), a exposição Sergio Camargo: Luz e Matéria.

Com curadoria de Paulo Sergio Duarte e Cauê Alves, a mostra reúne um conjunto de mais de cem obras nas quais convivem a exatidão geométrica e a imprevisibilidade. A mostra ocupa três pisos do instituto e traça um panorama da obra do escultor carioca.

Depois de realizar esculturas figurativas, o artista criou na década de 1960 os primeiros trabalhos da série de relevos, utilizando principalmente cilindros de madeira. Dez anos depois, sua produção consolidou-se com as obras em mármore, material com o qual desenvolveu a maior parte de suas peças.

Sergio Camargo (1930-1990) nasceu no Rio de Janeiro e completou a maioridade em solo europeu. Em Paris teve contato com diversos artistas, mas foi a visita constante ao ateliê do romeno Constantin Brancusi (1876-1957) que lhe proporcionou uma das experiências mais decisivas para sua produção futura.

Além do Brasil, trabalhou em diferentes lugares, como a França e a Itália. Dada a importância do espaço para seu processo criativo, também faz parte da exposição a recriação do último ateliê do artista, que ficava em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Sergio Camargo: Luz e Matéria fica em cartaz até 09 de fevereiro. O endereço é Avenida Paulista, 149. Mais informações no site.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.