Seis aplicativos de celular para quem ama arte

12.12.2017 – 10h10

Um estudo realizado pela empresa norte-americana DScout em 2016 chegou à conclusão de que em média gastamos mais de duas horas e meia por dia olhando para a tela do celular. Que tal aproveitar parte deste tempo para dar umas voltinhas pelos quilométricos corredores do Museu Hermitage, na Rússia? Ou então arrematar a nova criação do Jeff Koons num leilão disputado da Sothebys? Ou quem sabe descobrir onde estão expostas as obras do seu pintor preferido para planejar uma viagem temática?

O mundo das artes está cada vez mais acessível através dos aplicativos. Seja Android ou iOS, não faltam opções para você respirar artes mesmo que através de uma tela de celular. Confiram as nossas dicas!


Artsy

Além do rico conteúdo editorial que faz do Artsy uma das plataformas mais reconhecidas no mundo das artes visuais, o aplicativo também funciona como um repositório de informações sobre artistas e obras. Mas o mais interessante é que ao procurar por alguma obra ou artista específico, o usuário tem à disposição todas as informações caso também pretenda comprar a peça. O nome e o contato da galeria estão ali e em grande parte dos casos já dá pra ver o preço da obra. Participar de um leilão também é possível através do app. O usuário se cadastra e já pode começar a dar os seus lances.

 

Link iOS


Smartify

Assim que foi lançado, o Smartify foi imediatamente descrito por usuários como o Shazam das artes. Assim como o app de música, que usa o microfone do celular para reconhecer o áudio e informar ao usuário sobre a canção e o artista, este usa a câmera para scannear a obra e fornecer um perfil completo do que está exposto. A novidade só foi possível porque nos últimos anos várias instituições passaram a digitalizar as suas obras. No Smartify é possível reconhecer o acervo de mais de 30 instituições ao redor do mundo e a previsão é que este número cresça nos próximos meses.

 

Link iOS

Link Android


Google Arts and Culture

Não é todo mundo que tem a oportunidade de ver de perto obras de pintores consagrados em grandes cidades ao redor do mundo. Se a experiência de estar diante de uma obra-prima não pode ser reproduzida, ao menos a sensação de um passeio com visão em 360º pela tela do celular já é uma realidade. Nos últimos cinco anos, o Google Cultural Institute firmou parcerias com mais de 1.100 instituições para levar seus acervos a uma espécie de museu virtual. Os tours de realidade virtual permitem explorar localizações ao clicar para frente e para trás ao longo de uma rota predeterminada, enquanto um áudio narra o que você está olhando.

 

Link iOS

Link Android


Daily Art

Este aplicativo fornece informações precisas e detalhadas sobre obras de arte espalhadas por renomadas instituições ao redor do mundo. O banco de dados do app traz a descrição de cerca de 1300 peças, 360 museus e 750 artistas. Cruzando as informações deste imenso banco de dados é possível fazer as mais diferentes pesquisas. Por exemplo, você pode descobrir quais telas de Claude Monet estão expostas do Musée d’Orsay, em Paris, ou a história de vida do pintor holandês renascentista Hieronymus Bosch.

 

Link iOS

Link Android


Artikin

Quem vive em uma cidade com tantas oportunidades culturais como tem São Paulo sabe o quanto se organizar para prestigiar os eventos conciliando fatores como interesse, localização e tempo em cartaz pode dar um trabalhão. O Artikin é um app que surgiu justamente com recursos para o usuário se programar com o máximo de facilidade e aproveitar o máximo de oportunidades que estiverem rolando pela cidade. a plataforma faz criação de conteúdo e curadoria. O guia organiza a agenda por data de encerramento, em contagem regressiva, facilitando a escolher o que priorizar.

Link iOS

Link Android


Live Auction Art

Ao baixar este aplicativo o usuário tem acesso ao vivo às maiores casas de leilões de arte do mundo. Além de permitir todo o processo de aquisição de uma obra remotamente, outro facilitador deste app é que o comprador não tem a necessidade de visitar vários sites de leilões já que ele rastreia e atualiza os últimos resultados disponíveis. Para quem está acompanhando o desempenho de uma obra em um leilão, mas ainda não se decidiu se vai entrar na disputa, o app também fornece comparativo de preços com outras obras similares.

 

Link iOS

Link Android

 

#respirearte