A SP-Arte terminou, mas a programação cultural da capital paulista continua firme! Confira aberturas de maio na cidade (e ainda: no Rio de Janeiro e em Curitiba)

7 mai 2018, 14h45

Em abril, o Festival Internacional de Arte de São Paulo trouxe uma intensa experiência artística para a capital paulista: aberturas de exposições, visitas guiadas e conversas sobre arte foram algumas das atividades realizadas por aqui.

O mês passou, mas a programação cultural da cidade continua firme! Confira mostras que inauguram em maio em instituições e galerias de São Paulo (e ainda: do Rio de Janeiro e de Curitiba).

 

(1) Ismael Nery, no MAM (SP)
Com curadoria de Paulo Sergio Duarte, o Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta individual de Ismael Nery, modernista brasileiro dedicado à pintura e ao desenho. A exposição reúne representações de nus, danças e cenários, retratos e autorretratos, assim como algumas obras surrealistas – pioneiras no Brasil. De 9 de maio a 12 de agosto.

 

(2) Rodrigo Bivar, na Galeria Millan (SP)
A individual “É umas” reúne o trabalho do brasiliense Rodrigo Bivar, que explora cores contrastantes e contemporâneas, remetendo ao universo pop. De 15 de maio a 9 de junho.

 

(3) Marcia de Moraes, na Galeria Leme (SP)
A paulista Marcia de Moraes exibe a individual “História do olho”. O trabalho da artista é marcado por traços expressivos que misturam materiais como grafite e lápis de cor. De 19 de maio a 23 de junho.

 

(4) Mira Schendel, na Bergamin e Gomide (SP)
A mostra “Mira Schendel: sarrafos e pretos e brancos” reúne cerca de 20 obras da suíça radicada no Brasil, todas elas produzidas entre os anos 1960 e 1980. De 22 de maio a 23 de junho.

 

(5) Coletiva, na Arte Hall (SP)
“Cores e formas” traz obras de 12 artistas da galeria paulistana Arte Hall. Na exposição, dialogam diversos suportes como esculturas, pinturas, fotografias e backlights. De 9 a 25 de maio.

 

(6) Sergio Larrain, no IMS (RJ)
O Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, recebe uma ampla retrospectiva do fotógrafo chileno Sergio Larrain. A mostra reúne imagens iniciais tiradas nas ruas de Santiago e fotos profissionais, de quando o artista já era membro da famosa agência de fotografia Magnum. De 12 de maio a 9 de setembro.

 

(7) Chiara Banfi, na Silvia Cintra (RJ)
“Aquele disco”, da artista paulista Chiara Banfi, explora a relação entre música e arquitetura, buscando referências em capas de discos de vinil. De 5 de maio a 2 de junho.

 

(8) Bruno Dunley, na SIM Galeria (Curitiba)
Em “Dilúvios”, é possível ver as pinturas contemporâneas do fluminense Bruno Dunley – telas criadas como verdadeiros sistemas independentes. De 5 de maio a 23 de junho.

 

Confira outras exposições em cartaz neste mês!

 

#respirearte

 

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.