59º Prêmio APCA destaca melhores produções, mostras e artistas de 2014

3 dez 2014, 17h21

A APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) divulgou na última segunda-feira (01) os ganhadores da 59ª edição de seu prêmio anual.

A mostra “Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi”, homenagem ao centenário da arquiteta ítalo-brasileira com curadoria de Giancarlo Latorraca no Museu da Casa Brasileira, foi premiada na categoria “Fronteiras da arquitetura”. Em 2015, o catálogo da SP-Arte fará sua homenagem ao centenário de Lina por meio de um recorte fotográfico da exposição do MCB. Você encontra as versões online dos catálogos das edições anteriores da feira aqui.

Nas artes visuais, destaque para o Grande Prêmio da Crítica de “Abraham Palatnik – a reinvenção da pintura”, com curadoria de Felipe Scovino e Pieter Tjabbes no MAM. O artista brasileiro é representado pelas galerias Nara Roesler, Anita Schwartz e Simões de Assis, participantes da SP-Arte.

“Paulo Bruscky”, curada por Felipe Chaimovich reunindo projetos e ações no MAM, foi considerada a melhor exposição. O artista é representado pelas galerias Carbono, Amparo 60 e Nara Roesler.

E em fotografia, a vencedora foi a mostra “Retumbante Natureza Humanizada”, de Luiz Braga, com curadoria e pesquisa de Diógenes Moura no SESC Pinheiros. Braga tem trabalhos na Galeria Leme e na Galeria da Gávea.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontece apenas em 2015, ainda sem data definida.