10 artistas que usam seus perfis como plataforma de produção - não deixe de seguir!

5 jan 2018, 16h50

2017 foi um ano de estreias no Instagram. Enquanto a artista Cindy Sherman tornou público seu perfil, a fotógrafa Nan Goldin se lançou na rede social – exibindo alguns trabalhos até então inéditos ao público.

Diversos criativos utilizam seus perfis não apenas como um diário de viagens e atividades, mas como uma plataforma de produção artística. Confira 10 artistas para seguir no Instagram!

 


Nan Goldin

Recém-chegada ao Instagram, a fotógrafa Nan Goldin ficou conhecida nos anos 1980 por imagens que registravam momentos e pessoas de sua vida íntima. De fotos consagradas a trabalhos originais, a artista chegou com tudo à rede social e tem por volta de 25 mil seguidores. Desde dezembro, quando compartilhou sua primeira foto, já chamou a intenção de toda a imprensa especializada.

My mother laughing Swampscott Ma 1991 she died last summer at 101

A post shared by Nan Goldin (@nangoldinstudio) on

 

Verena Smit

Com mais de 100 mil seguidores, a brasileira Verena Smit mistura fotografia e poesia em seus posts do Instagram – tudo sempre em preto e branco. Além de espertos jogos com palavras, sua marca registrada, ela adora compartilhar trabalhos fotográficos e obras de artistas queridos.

A post shared by Verena Smit (@verenasmit) on

 

Stephen Shore

O fotógrafo americano Stephen Shore encara o Instagram como mais uma plataforma de produção artística, não apenas um meio de divulgação de obras feitas em outras mídias. Paisagens e momentos íntimos também compõem seu perfil, que tem aproximadamente 120 mil seguidores.

A post shared by Stephen Shore (@stephen.shore) on

 

Cindy Sherman

O Instagram parece ser o lugar perfeito para Cindy Sherman, famosa por seus autorretratos conceituais em que representa personagens diversos da sociedade norte-americana. Em seu perfil, tornado público apenas em meados do ano passado, não seria diferente: um das principais artistas da atualidade brinca com filtros e funcionalidades da rede para criar obras inéditas. Seus 160 mil seguidores agradecem.

Eyes wide

A post shared by cindy sherman (@_cindysherman_) on

 

Vik Muniz

Seguir o perfil de Vik Muniz é fazer uma viagem pelo mundo. Ao invés de compartilhar obras e mostras de arte, raras em sua timeline, o paulistano gosta mesmo é de exibir aos seus 180 mil seguidores as paisagens únicas por onde transita. O olhar de artista ajuda: os cliques são dignos de cartão-postal.

Ocupação do MTST em São Bernardo.

A post shared by Vik Muniz (@vikmuniz) on

 

Olafur Eliasson 

As diversas cores e formas da timeline do dinamarquês Olafur Eliasson exibem os trabalhos artísticos e os espaços com os quais o artista se depara no dia a dia. Utilizado também como plataforma de divulgação de sua própria obra – marcada por grandes instalações e elementos da natureza – o Instagram de Eliasson não omite aos 224 mil seguidores selfies com amigos e familiares.

pyramid light in the morning #studio

A post shared by Studio Olafur Eliasson (@studioolafureliasson) on

 

Ai Weiwei

Paisagens, selfies, obras de arte, momentos públicos e privados… O artista e ativista chinês Ai Weiwei é, sem dúvida, um dos mais ativos no Instagram. Seus 375 mil seguidores sabem que a preocupação com a estética das imagens não é tanta, já que manter um perfil público e movimentado é mais uma forma de protesto contra a censura em seu país natal. De qualquer forma, vale a pena acompanhar as viagens e atividades de Ai e sua família.

A post shared by Ai Weiwei (@aiww) on

 

Petra Collins

O Instagram da artista Petra Collins é uma combinação única de luzes indiretas, tons pastel e um visual retrô. Por lá, ela exibe alguns de seus inúmeros trabalhos fotográficos para o mercado da arte e da moda, incluindo fotos de carinhas conhecidas, como a da cantora Selena Gomez. Em 2013, chegou a ter sua conta na rede deletada por publicar uma foto seminua. Hoje, tem quase 700 mil seguidores.

?

A post shared by Petra Collins (@petrafcollins) on

 

Osgemeos

Nada melhor que o Instagram para acompanhar a agenda agitada de Gustavo e Otávio Pandolfo, irmãos grafiteiros que compõem a famosa dupla Osgemeos. Os paulistanos registram em seu perfil novas obras e projetos, assim como selfies divertidas em momentos íntimos da família. Eles concentram mais de 1 milhão de seguidores.

#saopaulo #brasil #osgemeos #2017

A post shared by osgemeos (@osgemeos) on

 

Banksy

O grafiteiro mais famoso do mundo também está na rede social em um conta verificada (ou seja, um perfil que é verdadeiramente dele, apesar de sua identidade continuar um mistério). Com quase 2 milhões de seguidores, sua timeline é uma plataforma de divulgação dos grafites que espalha pelo mundo – todos com o tom crítico de sempre.

Bethlehem 2017. #peaceonearth

A post shared by Banksy (@banksy) on

 

#respirearte


Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.