SP-Arte 2020
SP-Arte 2019
SP-Foto 2019
SP-Foto 2018

Simões de Assis

São Paulo, Brasil
Curitiba, Brasil

Sobre

Em 1984, Waldir Simões de Assis Filho, fundou a Simões de Assis em Curitiba (Paraná, Brasil), com o profundo desejo de movimentar e descentralizar a produção e a circulação da arte.

Desde a sua abertura, a Simões de Assis dirige o seu olhar para a arte moderna e contemporânea, especialmente, para a produção latino-americana. Ao longo de décadas de trabalho, a galeria se especializou na preservação e difusão do espólio de importantes artistas como Carmelo Arden Quin, Cícero Dias, Miguel Bakun e Niobe Xandó, contando com a parceria de famílias e fundações responsáveis.

A arte é também aquilo que se produz a partir dos tantos encontros, e do contato estreito com pesquisadores e curadores, a Simões de Assis conseguiu a articulação necessária para difundir e representar seus artistas no Brasil e no exterior.

Ao lado da Simões de Assis, em 2011, inaugura a SIM Galeria, dedicada à arte contemporânea, fundada pela segunda geração da família, Guilherme e Laura Simões de Assis. Com o intuito de criar um programa que contemplasse a produção atual, a SIM dedica-se a expor artistas que iniciaram suas práticas a partir da década de 80.

Em 2018, as galerias inauguraram um espaço em São Paulo, com o objetivo de somar forças para afirmar o trabalho de produção artística e intelectual, estimulando trocas e debates, além do fomento de carreira de seus artistas.

Depois de quase 10 anos em profundo diálogo, a SIM e a Simões de Assis abrem uma conversa uníssona para ser ainda mais potente, e em 2020, unem seus programas.

Entendendo que a arte é o contato entre aquilo que foi, é e será, sendo capaz de atravessar todos os tempos, a Simões de Assis, agora dirigida pelas duas gerações da família, propõe a revisão constante da produção artística do passado a partir de reflexões contemporâneas, promovendo a interação entre artistas de diferentes gerações.

A arte é um grande processo de reinvenção, acumulação e espelhamento, e a Simões de Assis de 1984, hoje, segue afirmando o seu comprometimento de ajudar a preservar a memória e assim, escrever novas possibilidades futuras.

Direção

Waldir Simões de Assis Filho
Guilherme Simões de Assis
Laura Simões de Assis





Como Chegar


São Paulo
R. Sarandi, 113
01414010
São Paulo, SP
551130628980
info@simgaleria.com


Curitiba
Al. Dom Pedro II, 155
80420060
Curitiba, PR
554132322315
galeria@simoesdeassis.com.br

Perfil SP‑Arte

Assine e fique por dentro dos principais acontecimentos do mundo da arte