Ricardo Graham Ferreira

Nova Friburgo, Brasil


Sobre

Ricardo Graham Ferreira, nasceu em 1974 na cidade do Rio de Janeiro. Ebanista, artesão, especializou-se em Milão, na Itália, e Avignon, na França, na produção de peças feitas em madeira e desde 2006 confecciona mobiliário e objetos em madeira maciça, em seu ateliê localizado em Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro.

Mesmo com quatro anos de intenso estudo em marcenaria, suas criações são fruto de um constante processo de pesquisa, onde “a inspiração importa tanto quanto os anos de estudo. É sempre necessário um pouco do desconhecido, porque é ali que nasce o espaço para a criação de algo original”. Seu trabalho é movido por um impulso criativo, onde a matéria prima divide protagonismo com técnicas de marcenaria tradicional de encaixes e o acabamentos irretocáveis.

O trabalho, que inicialmente era feito sob encomenda para clientes diretos, tomou novos rumos conforme algumas de suas peças, como o banco sela e a cadeira três pés, que foram ganhando destaque em conceituados eventos, prêmios e publicações nacionais e internacionais. Em 2018 a produção de seus desenhos ganhou uma nova escala com a parceria firmada com a dinamarquesa PP Møbler, que passou a produzir uma de suas peças mais icônicas – o banco Sela – em madeiras europeias.

Direção

Ricardo Graham Ferreira
Maria Eduarda Carneiro da Cunha



Como Chegar

Nova Friburgo
Estrada do Belório, 105
28615-000
Nova Friburgo, RJ
+55 (21) 99378-7022
projetos@oebanista.com.br