SP–Arte 2021
SP–Arte 2020
SP–Arte 2019

,Ovo

São Paulo, Brasil

Sobre

A ,Ovo é formada pelos designers Luciana Martins (São Paulo, 1967) e Gerson de Oliveira (Volta Redonda, 1970). A dupla se conheceu no início dos anos 90, no curso de Cinema na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Em 1994, os designers participaram de sua primeira exposição importante: Entre Objetos, com curadoria de Maria Alice Milliet, realizada na Galeria Nara Roesler e posteriormente no MAM-RJ, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, na qual apresentaram pela primeira vez a poltrona Cadê. No ano seguinte, essa peça recebeu o Prêmio Joaquim Tenreiro, primeiro lugar na categoria residencial do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, o concurso mais antigo e prestigioso da área de design no Brasil. A dupla voltou a receber a mesma premiação em 2005 e em 2010.

Desde o início da parceria, em 1991, até os dias de hoje, Luciana Martins e Gerson de Oliveira vêm criando peças de design que, segundo a curadora, jornalista e professora de história do design, Adélia Borges, “...reúnem qualidade formal, usabilidade e uma dose de humor; com freqüência, (as peças) embutem uma espécie de comentários sobre a casa e o morar.”.

Em 2002, Luciana e Gerson inauguraram seu espaço expositivo e adotaram o nome ,Ovo. Aqui cabe citar novamente Adélia Borges pela forma precisa como sintetiza a relação entre o trabalho da dupla e a escolha do nome: “Buscam a forma justa, sintética e depurada da criação divina que, na maneira de uma profissão de fé, escolheram para dar nome a seu estúdio: ovo.”

No rol das exposições realizadas devem ser citadas: Subjetos, realizada em 1997 no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura, Playground, em 2000, exposição individual na Galeria Brito Cimino, atual Luciana Brito Galeria, posteriormente apresentada na mostra Bienal 50 Anos na Fundação Bienal de São Paulo. Outra realização importante de Luciana e Gerson foi a instalação intitulada P.A., no Projeto Parede do MAM-SP. Destaca-se ainda a participação dos designers na Experimenta, bienal internacional de design e arquitetura, com curadoria de Guta Moura Guedes, na Westerhuis, em Amsterdam, Holanda.

A presença da ,Ovo em publicações especializadas tem sido constante. Segundo a revista japonesa Axis, “A abordagem da ,Ovo para o design envolve a criação de artefatos inteligentes, que mexem com nossa percepção”. Em seu texto sobre a dupla no livro & Fork, da editora Phaidon Press, a curadora portuguesa Guta Moura Guedes afirma: “A expressiva capacidade de comunicação e uma sutil contaminação com universos mais artísticos conferem ao trabalho da ,Ovo dimensões mais simbólicas. A consistência do seu trabalho faz deste ateliê de design brasileiro um dos mais interessantes do momento”. A publicação britânica Viewpoint apontou a ,Ovo como uma das dez marcas dos países BRIC que influenciarão o mercado na próxima década.

Uma parte importante do trabalho da dupla é dedicada a projetos para áreas públicas e instituições culturais. Destacam-se a sala de leitura da Pinacoteca do Estado de São Paulo, a biblioteca da Comunidade Shalom, o mobiliário do Café Bienal e o mobiliário para a reconstrução do Teatro Cultura Artística (em andamento).

Em 2020 lançaram o selo ,Ovo Public, linha de mobiliário destinada principalmente a espaços de uso coletivo. Esta parte da linha conta com a importante colaboração de Paulo Mendes da Rocha e MMBB Arquitetos, que juntos assinam a linha 22.

Em 2018 e 2020 foram eleitos os Designers do Ano no Prêmio Casa Vogue Design.

Direção

Gerson de Oliveira
Luciana Martins




Endereço

São Paulo
R. Estados Unidos, 2104
04547000
São Paulo, SP
11 3045 0309
atendimento3@ovo.com.br

Perfil SP‑Arte

Assine e fique por dentro dos principais acontecimentos do mundo da arte