Expositores
Design
,Ovo
São Paulo, Brasil
,Ovo mostra linhas inéditas em estande-instalação na SP-Arte
Luminárias Vela e poltronas Hiato reafirmam vocação da dupla de designers paulistanos para transcender a função sem abrir mão da usabilidade
Duas linhas inéditas, que surpreendem pela reinvenção sutil de usos e desenhos, compõem o estande-instalação da ,Ovo na SP Arte: Hiato, de poltronas de madeira e concreto que se redesenham em três variantes, e Vela, uma série de luminárias únicas de tecido, metal e pedra. De caráter marcadamente escultórico, ambas reafirmam aspectos essenciais ao repertório construído pela dupla Luciana Martins e Gerson de Oliveira em mais de trinta anos de trajeto: a transcendência da função sem compromisso da usabilidade, o equilíbrio de rigor conceitual e experimentalismo poético e a demarcação de um amplo território imaginativo entre os limites do design e da arte.
Nas luminárias da série Vela, é o tecido que se desloca da função tradicional de revestimento e ganha lugar como elemento expressivo e narrativo central. Pousando sobre uma estrutura metálica delgada, que se apoia em uma base de mármore, uma ou mais peças retangulares de linho tingido em degradê revelam o cromatismo de sua trama à passagem da luz, além de se mover ligeiramente ao sabor do ar.
Partindo desse achado, os designers recorrem a uma gama de pedras de colorações diversas, a linhos com variações de tons diferentes e a formatos e combinações distintas para fazer de cada luminária uma peça única. De pé ou de parede, compostas por uma ou duas peças de tecido, alinhadas ou assimétricas, apoiadas sobre base clara ou escura, todas desdobram a função primordial de iluminar, agregando a ela a produção de uma suave atmosfera cromática e de uma presença a contemplar.
De formas também marcantes, as poltronas da série Hiato lembram um desenho em que os elementos se moveram e foram flagrados em diferentes posições-chave. Revezando-se nas funções de base, encosto e assento – sem alterar o ângulo entre as porções superior e a inferior –, concreto e cumaru criam três esculturas de sentar, resistentes ao tempo e compatíveis com ambientes internos e externos. De uma proposição racional, quase um jogo de geometrias, cores e pesos, nascem peças que tiram sua força da mescla de aspectos contrastantes – leveza e solidez, lisura e aspereza, claro e corado –, evocando tanto o rigor do design quanto as texturas da natureza.
Dispostas em um arranjo que ressalta a formalização rigorosa e a presença plástica das peças, amplificando o convite à contemplação contido nelas, os lançamentos exemplificam de novas maneiras a inquietação conceitual que alimenta a produção de móveis e objetos da ,Ovo. Dando seguimento às experimentações que produziram a série Rios, de pedras-poltronas apoiadas sobre tripés de ferro, e os biombos Arranjo, planos verticais de cor sobrepostos, as poltronas Hiato e as luminárias Vela empurram e expandem ideias convencionadas para e pelos usos diários.
A , Ovo foi criada pelos designers Luciana Martins (São Paulo, 1967) e Gerson de Oliveira (Volta Redonda, 1970) nos anos 1990 em São Paulo. Premiados cinco vezes pelo Museu da Casa Brasileira, os dois foram eleitos os Designers do Ano no Prêmio Casa Vogue Design em 2018 e 2020. Seus móveis, objetos e projetos artísticos foram vistos em mostras como Bienal 50 Anos (São Paulo, 2001), Experimenta Design (Amsterdã, 2008) e Brazilian Design (Berlim, 2012), e pertencem a acervos de instituições como o Museu de Arte Moderna de São Paulo
Direção
Gerson de Oliveira
Luciana Martins
Perfil SP–Arte
Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.