SP-Arte 2020
SP-Arte 2019

Mamam – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães

Recife, Brasil

Sobre

O Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam - funciona em um edifício construído em meados do século XIX para ser sede do Clube Internacional do Recife, tendo sido também utilizado, por várias décadas do século seguinte - a partir da década de 30 até a década de 60 -, como sede da Prefeitura do Recife.

Sua transformação em espaço de arte ocorreu apenas em 1981, quando foi criada a Galeria Metropolitana de Arte do Recife, no ano seguinte renomeada para Galeria Metropolitana de Arte Aloisio Magalhães, em homenagem ao artista plástico, designer e gestor cultural pernambucano, falecido no ano de 1982.

Em 1997 o casarão foi reformado e, por um ato do Prefeito da Cidade – lei 16.314/97 – em 24 de julho de 1997 foi transformado em Museu. Desde seus primeiros anos de existência, o Mamam realizou exposições com artistas de renome de diversas procedências – locais, nacionais e internacionais - e orientações artísticas, permitindo ao público o contato com a diversidade rica que define a produção moderna e contemporânea.

Tendo como objetivo se tornar um centro de referência da produção moderna e contemporânea das artes visuais, o Mamam, por meio da divulgação, registro e reflexão sobre a arte do presente e suas referências históricas, tem contribuído para a formação cultural do público e para o adensamento do meio institucional e artístico do Recife.

O Mamam possui 3 pavimentos – com 7 salas expositivas -, além de Aquário Oiticica –espaço dedicado a projetos especiais de pequeno porte -, Auditório, e Pátio interno, Biblioteca especializada em arte moderna e contemporânea, Reserva técnica – acervo -. Atualmente possui quase 100 obras do acervo áudio descritas, destinadas ao público com deficiência visual ou de baixa visão, disponível em http://www.acessibilidademamam.art.br/

Direção

Cristiane Mabel Medeiros




Como Chegar

Recife
R. da Aurora, 265
50060-010
Recife, PE
+55 (81) 3355-6871
mabel.mamam@gmail.com

Perfil SP‑Arte

Assine e fique por dentro dos principais acontecimentos do mundo da arte