Expositores
Arte
Galeria de Arte André
São Paulo, Brasil
A Galeria
Fundada em 1959 pelo imigrante de origem romena André Blau (1930-2018), a Galeria de Arte André tem mais de seis décadas de atuação no mercado brasileiro de arte, com atividade plena nas diversas fases desse circuito. Em 1959, há a instalação do primeiro espaço, na avenida Vieira de Carvalho, 144, Centro de SP, que perdura até o começo dos anos 80. Em 1974, ganha outro espaço na alameda Jaú (também funcionando até os anos 80). Teve um edifício somente dedicado ao tridimensional na alameda Gabriel Monteiro da Silva, aberto de 1988 a 2018. Hoje, a galeria está sediada nos Jardins, na confluência da avenida Rebouças, rua Estados Unidos e alameda Gabriel Monteiro da Silva, destacando-se na paisagem paulistana pelo edifício com grandes vitrines enquadradas por estruturas em vermelho. Tal sede foi inaugurada em 1982, com exposição individual de Fulvio Pennacchi (1905-1992). A Galeria André realizou centenas de exposições e eventos de arte desde sua fundação.
Atualidade
Por meio da atuação de sua diretora, Juliana Blau, a Galeria de Arte André ancora sua intensa atividade dentro do circuito de arte na história do espaço, que foi abrigo seguro para dezenas de artistas hoje indissociáveis da história da arte brasileira. E não deixa de se abrir ao novo, representando nomes recentes de arte contemporânea, alguns também com fortes relações com movimentos, tendências e estilos presentes no elenco de artistas da André. A galeria tem forte acervo em variadas linguagens das artes visuais, como a pintura, o tridimensional, a gravura, o desenho e a fotografia, entre outras. É atuante na aquisição de obras em consonância com o rico acervo que possui. Promove exposições de fôlego, coletivas e individuais, assinadas por curadores e críticos de renome, registrando tal esforço na produção de catálogos e material exclusivo para os meios digitais.
Projeto Multimuro
O Projeto Multimuro teve seu início oficial em junho de 2021, quando a artista Verena Smit (São Paulo, 1984) desenvolveu para uma das fachadas da Galeria de Arte André, situada na avenida Rebouças, mais um desdobramento da série Tudo Vai Pulsar. O programa, com curadoria de Ana Carolina Ralston, pretende incentivar trabalhos murais desenvolvidos por artistas contemporâneos - mais afeitos à cultura de rua ou com menos trânsito nesse suporte - que façam da relação entre a urbanidade cotidiana e a arte pública um laboratório de suas poéticas particulares. O projeto tem um braço gráfico, já que a galeria disponibiliza uma tiragem de gravuras fundamentada no que é exibido ao público no logradouro da cidade. As 50 peças são numeradas e assinadas pelo artista e estão disponíveis na loja on-line da galeria. Anteriormente, Filipe Grimaldi (São Paulo, 1985) fez uma intervenção no mesmo muro, Coragem, no final de 2020. Também uma tiragem de peças gráficas foi disponibilizada para venda ao público. Eduardo Kobra, à época representado pela galeria, assinou pintura mural que foi exibida anos a fio na fachada. O muro ganhou mais altura e foi reformado em 2020.
Direção
Juliana Blau