Zipper Galeria abre mostra de telas em preto e branco de Pedro Varela

7 jun 2016, 16h20

A Zipper Galeria abre no dia 09 de junho (quinta-feira) uma mostra individual de Pedro Varela. O novo conjunto de pinturas do artista fluminense volta a se debruçar sobre a paisagem tropical e suas representações, inserindo também personagens – reais e fictícios – entre flores, plantas e caules.

As telas em preto e branco foram feitas com tinta acrílica diluída em água, criando um efeito aquarelado que as coloca entre a pintura e o desenho. Ao trabalhar com uma paleta reduzida, Varela reforça um contraste entre as representações comuns desse universo tropical, no qual cores vibrantes são características.

A relação entre ficção e história é outro tema também presente. Personagens de diversas épocas se misturam à natureza de forma difusa e, por vezes, pouco nítida. Entre eles estão imagens do pintor alemão Rugendas, do jornalista Vladimir Herzog e da cantora Carmem Miranda. “São quase como fantasmas dos trópicos”, diz o artista.

Além das telas, ele apresenta uma instalação pictórica feita com vinil adesivo, que parte das telas e se estende pelo chão da galeria.

Com texto crítico de Denise Gadelha, a mostra fica na Zipper Galeria até 02 de julho. O endereço: Rua Estados Unidos 1494, Jardim América. Saiba mais no site do espaço.