Talks: reveja o ciclo de palestras da SP-Arte/Foto/2018

28 ago 2018, 12h57

Entre os dias 23 e 25 de agosto, aconteceu mais uma edição do Talks. Parte da programação da SP-Arte/Foto/2018, o evento convidou nomes proeminentes da fotografia para discutir o tema em um ciclo de conversas no Lounge One, do Shopping JK Iguatemi.

Os encontros, transmitidos ao vivo, agora estão disponíveis aqui em nosso site. Confira abaixo!


23/08

SP-Arte/Foto/2018: Talks 1

Confira transmissão ao vivo do primeiro dia do Talks, da SP-Arte/Foto/2018! Na primeira mesa, Rodrigo Orrantia e Evandro Teixeira falam sobre os reflexos de 1968 na produção artística latino-americana. Em seguida, o fotógrafo de guerra Gabriel Chaim e a jornalista Patrícia Campos Mello falam sobre os desafio da cobertura jornalística. #spartefoto2018

Posted by SP-Arte on Thursday, August 23, 2018
O curador e historiador da arte Rodrigo Orrantia e o fotojornalista Evandro Teixeira abriram o primeiro dia de palestras. Rodrigo comentou sobre o trabalho de importantes artistas que produziram nos anos 1960 e como isso vem se refletindo no trabalho da atual geração. Em diálogo, Evandro mostrou algumas de suas imagens mais icônicas produzidas durante o regime militar brasileiro e contou causos de sua carreira: “Só estou vivo, pois corro bem!”.

SP-Arte/Foto/2018 - Talks 1 (parte 2)

Ops, tivemos um probleminha. Em breve, continue a acompanhar o primeiro dia de Talks da #spartefoto2018 por este link. Fala agora o cineasta Walter Carvalho! Conversaram também o fotógrafo Gabriel Chaim e a jornalista Patrícia Campos Mello sobre os desafios da cobertura jornalística em áreas de conflito. O curador Rodrigo Orrantia e o fotógrafo Evandro Teixeira falaram mais cedo.

Posted by SP-Arte on Thursday, August 23, 2018
Em seguida, Patrícia Campos Mello, repórter da Folha de S. Paulo, e o fotógrafo de guerra Gabriel Chaim levaram o público aos bastidores da cobertura jornalística em áreas de conflito. Ao final, Gabriel surpreendeu os presentes com um convidado especial: Miguel, um refugiado sírio que mora no Brasil.

Para finalizar o dia de palestras, o fotógrafo e cineasta Walter Carvalho destacou pontos importantes de sua carreira, e exibiu um compilado de seus principais trabalhos para o cinema e para a televisão.

24/08

SP-Arte/Foto/2018 – Talks 2

Confira a transmissão ao vivo do segundo dia do Talks da SP-Arte/Foto/2018. Falaram o editor francês Pierre Bessard e a artista Claudia Jaguaribe. Os dois refletem sobre as especificidades narrativas do fotolivro. Em seguida, conversaram o curador do Museu de Fine Arts de Houston Malcolm Daniel e a pesquisadora Fabiana Bruno. #spartefoto2018 #respirearte

Posted by SP-Arte on Friday, August 24, 2018
Na sexta-feira, Pierre Bessard e Claudia Jaguaribe discorreram sobre as especificidades do fotolivro. Claudia compartilhou com o público ainda detalhes sobre o processo criativo do livro “Beijing Overshoot”.

Na sequência, Malcolm Daniel, curador de fotografia do Museu de Fine Arts de Houston e ex-diretor curatorial do Metropolitan Museum of Art, de Nova York, conversou com Fabiana Bruno sobre os caminhos da manipulação fotográfica e a pós-fotografia.

25/08

SP-Arte/Foto/2018 – Talks 3

Confira a transmissão do último dia de Talks, na SP-Arte/Foto/2018. Os artistas Bob Wolfenson e Jonathas de Andrade são os convidados deste sábado! Acompanhe :) #spartefoto2018 #respirearte

Posted by SP-Arte on Saturday, August 25, 2018
Por fim, Bob Wolfenson e Jonathas de Andrade encerraram essa edição do Talks. Bob, que está em cartaz no Espaço Cultural Porto Seguro com a mostra "Retratos", dividiu com o público os bastidores de sua carreira fotografando personalidades famosas. Uma imagem de um jovem Alex Atala chamou atenção – foi impossível reconhecer o estrelado chef.

Já Jonathas trouxe detalhes de dois de seus principais projetos: “O levante” e “O peixe”. Em ambos os casos, o artista retratou situações fictícias – uma corrida de carroças e um ritual de pesca – criadas por ele justamente para fotografá-las.