No Rio de Janeiro, Galeria Nara Roesler inaugura individual de Fabio Miguez

30 mai 2016, 16h09

A Galeria Nara Roesler do Rio de Janeiro abre em 31 de maio (terça-feira) a mostra Atalhos, que traz obras em pequena escala, pinturas de grandes dimensões e esculturas do paulistano Fabio Miguez.

O título vem de um filme de Robert Altman (Short Cuts – cenas da vida, 1993), no qual pequenas histórias independentes formam um todo complexo. No universo do artista, os atalhos interessam pelo corte rápido, passagens entre pinturas que guardam a ideia de incisão e que atribuem a elas uma união.

A intimidade da escala e a aparente simplicidade dos trabalhos dificulta uma definição precisa. O trapézio azul-céu cortado diagonalmente por uma grade laranja pode muito bem ser um lugar, um fragmento de memória.

A exposição também inclui um novo trabalho da série Valises: continuações em formato tridimensional de sua pesquisa em pintura. Valises (“malas”, em francês) são planos modulares que se abrem, formando composições variadas dependendo de sua disposição. Semelhantes a plantas arquitetônicas, elevações e cortes, as obras se expandem e se contraem com o movimento de superfícies pintadas e, quando totalmente abertas, assemelham-se à planta de uma pequena cidade.

Atalhos fica em cartaz até 26 de julho no endereço: Rua Redentor, 241, Ipanema, Rio de Janeiro. Saiba mais no site da galeria.