Itaú Cultural recebe quarta edição do Fórum Latino-Americano de Fotografia

15 jun 2016, 15h40

O Itaú Cultural recebe, de 16 a 19 de junho (quinta-feira a domingo), a quarta edição do Fórum Latino-Americano de Fotografia. Realizado a cada três anos, o evento é um dos importantes espaços de reflexão sobre o suporte fotográfico no continente.

Com o tema “A Fotografia como Pensamento”, o fórum deste ano propõe uma reflexão sobre o conceito de arquivo num momento de diluição do protagonismo do autor. Os debates tratam da figura do fotógrafo não apenas como observador do mundo, mas também como crítico de seu próprio meio, fundamentos e práticas tradicionais.

O elenco de convidados inclui nomes brasileiros e estrangeiros, como os artistas Adam Broomberg e Oliver Chanarin, Marcelo Brodsky, Rosângela Rennó, Cassio Vasconcellos e João Pina, além dos curadores e críticos Joerg Bader, Ítala Schmeltz e Iatã Canabrava, entre outros.

Acompanhando as atividades, o fórum apresenta a exposição Arquivo Ex Machina – Identidade e Conflito na América Latina, que reúne autores resgatando o arquivo fotográfico esquecido em gavetas, álbuns e porões, dotando-o de novos sentidos.

 

Serviço

O IV Fórum Latino-Americano de Fotografia tem entrada franca e os ingressos são distribuídos 30 minutos antes do início de cada atividade na bilheteria do Itaú Cultural. O endereço: Avenida Paulista, 149. Confira a programação completa e mais detalhes do evento no site do instituto.