Galeria Luisa Strina abre individual do argentino Jorge Macchi

31 mai 2016, 11h11

A partir de quarta-feira (1o), a Galeria Luisa Strina apresenta História Natural, mostra do argentino Jorge Macchi.

Artista multimídia, seus trabalhos envolvem técnicas desde desenho, pintura e aquarela, passando por texto, escultura, objeto, música, vídeo, fotografia, colagem, obras com luz, recorte, gravura, arquitetura e até instalações.

A exposição está estruturada ao redor de duas grandes instalações. A primeira delas, Aqui, consiste em uma pesada cruz de ferro que marca a localização precisa da galeria segundo coordenadas GPS e sua orientação de acordo com os pontos cardeais.

Projeção é uma parede autoportante, como as que são utilizadas em exposições para subdividir espaços. Essa parede se encontra em posição de desequilíbrio, mantida assim por uma série de 60 tensores que partem de um projetor de cimento instalado no teto da galeria. A imaterialidade da luz se torna gráfica e se materializa através de tensores, que proporcionam uma situação de atração e rejeição.

Por sua vez, o trabalho que intitula a mostra é uma versão contemporânea das chamadas vanitas barrocas. É uma peça que se estrutura em dois tempos: um efeito no passado e suas consequências cristalizadas no presente.

História Natural fica na Galeria Luisa Strina até 23 de julho. O endereço: Rua Padre João Manuel, 755, Cerqueira Cesar. Mais detalhes no site do espaço.