Dan Galeria destaca nova série de trabalhos de Macaparana

8 jun 2016, 15h45

A Dan Galeria abre no dia 11 de junho (sábado) uma mostra do pernambucano Macaparana. A individual reúne cerca de 25 trabalhos inéditos e recentes, criados entre 2012 e 2016.

O artista é dono de uma das trajetórias mais notáveis da arte brasileira na segunda metade do século 20, fortemente influenciado pelos ícones do neoconcretismo, especialmente Willys de Castro – cuja marca foi decisiva em sua obra.

Macaparana une o rigor geométrico à informalidade da abstração, a liberdade criativa à precisão dos traços, a formalidade à musicalidade. Os trabalhos selecionadas para a exposição compõem uma série em aço inoxidável, papel e madeira.

“A arte geométrica, no Brasil, realizou uma revolução que deixou de fazer pintura e passou a inventar com as cores e as formas geométricas um universo outro, uma geometria outra de que a arte de Macaparana é exemplo notável”, afirma o poeta e crítico Ferreira Gullar, que assina o texto do catálogo.

Na ocasião da abertura, a Dan Galeria abriga também o lançamento do novo livro do artista, que será editado também fora do Brasil. Anote o endereço: Rua Estados Unidos, 1638, Jardim Paulista. Mais detalhes no site do espaço.